Página Inicial » Manutenções e Reparos » Manutenção Preventiva » Alinhamento 3D: descubra tudo o que você precisa saber e o que nunca te contaram

Alinhamento 3D: descubra tudo o que você precisa saber e o que nunca te contaram

Alinhamento 3D é um modelo de regulagem de suspensão de alta tecnologia. Uma febre atualmente, já que deixa seu carro com as medidas iguais de quando saiu da fábrica. Quer descobrir mais? Então, você encontrou o conteúdo certo!

Se você busca ter estabilidade enquanto dirige, precisa manter sempre o carro alinhado e balanceado e isso é possível por meio de métodos comuns de alinhamento.

Mas se sente constantemente que, além dos 5 mil rodados para essa revisão de rotina, seu carro está com dificuldades de direcionar as rodas, trouxemos uma novidade.

Você já conhece o alinhamento 3D? Sabe a diferença dele para os métodos convencionais?

Trouxemos nesse conteúdo um guia com todas as informações necessárias para você que precisa reajustar os ângulos das rodas de seu carro e assim evitar os desgastes dos pneus.

Descubra agora como o alinhamento automotivo 3D pode melhorar o desempenho de seu carro!

Qual é a hora certa de fazer um alinhamento 3D?

Provavelmente você sabe quais são alguns dos sintomas principais que levam à necessidade de alinhamento.

Normalmente o carro tende a puxar mais para um lado não obedecendo seus comandos no volante, por exemplo.

Isso faz com que os pneus se desgastem de forma desigual, trazendo riscos maiores e exigindo a troca parcial do seu pneu, o que não é nada vantajoso para o seu bolso, pois se torna um ciclo quase vicioso.

Portanto, é recomendado realizar um teste para saber se seu veículo precisa do alinhamento 3D sun.

O teste deve ser feito em uma rua vazia, mantendo a velocidade constante entre 20 e 30 km/h, pois assim você perceberá a necessidade do alinhamento se ao soltar o volante por alguns segundos, seu carro se direciona para um lado, quando deveria seguir reto.

Ou seja, após fazer o teste e o questionamento ainda persistir ou identificar o problema, é ideal que procure uma empresa especializada.

Nós da Castello AutoPeças, por exemplo, prestamos serviços automotivos desde 1976 e possuímos vasta experiência no ramo.

Visto o motivo para fazer um alinhamento e balanceamento 3D, descubra outras curiosidades a seguir, como por exemplo a diferença do alinhamento de direção 3D para o comum.

Qual a diferença do alinhamento de direção 3D para o comum?

Antes de citarmos as diferenças, você precisa entender como é realizado o procedimento do alinhamento como um todo.

Ambos são acompanhados por um mecânico, portanto se certifique de que a oficina está capacitada ou se possui especialização no ramo.

Não deixe de realizar o teste na rua antes e depois do alinhamento, se possível com o mecânico dentro do carro, assim você explica o problema de forma mais clara, não deixando passar nenhuma informação.

Se necessário, tire uma foto de antes ou depois, tendo tudo registrado para facilitar na hora de dar o feedback para oficina.

Dito isso, veja a seguir as diferenças do alinhamento de direção 3D para o manual.

Alinhamento manual óptico

No caso do alinhamento manual, também conhecido como óptico, o mecânico insere canhões com um feixe de luz, que refletem em um painel à frente do seu carro, assim ele verifica quais rodas estão foras do eixo.

Como se fosse um nível que utilizamos em obras para verificar se as paredes estão retas, só que com um feixe de luz.

Assim, o mecânico trabalha manualmente, acertando os lados, medindo quantas vezes necessários para encontrar a medida certa para angulação das suas rodas.

O método do alinhamento óptico gera resultados positivos, já o alinhamento automotivo 3D demonstra mais assertividade, garantindo que o veículo saia 100% alinhado.

Quer saber como é realizado o alinhamento 3D? Veja só!

Alinhamento de direção 3D

Com o alinhamento 3D o procedimento se inicia igual ao do alinhamento óptico, portanto carro é colocado em cima de uma plataforma.

Mas no caso do alinhamento 3D sun são utilizados sensores que analisam os 3 eixos X, Y e Z.

Esse sensor é responsável pela leitura do refletor, que fica instalado em cada roda e passa para o computador uma imagem 3D do seu carro junto das medidas, comparando-as com as originais de fábrica.

Após coletar as medidas, os valores são comparados em um programa que demonstra exatamente a diferença do carro desalinhado para medidas originais, neste caso são calculados ângulos e profundidade.

Se necessário, o mecânico responsável fará um alinhamento manual, após o principal, garantindo um ajuste mais fino e assertivo e que se veículo fique com as mesmas medidas de quando saiu de fábrica.

Concordamos que isso garante muita estabilidade para o seu veículo, evita maior desgastes em suas suspensões e gera mais economia para o seu bolso.

Benefícios de se investir no alinhamento e balanceamento 3D

Já citamos a hora certa e os motivos principais para fazer o alinhamento e balanceamento 3D, quais as diferenças entre o óptico e alinhamento 3D.

Portanto, decidimos listar os benefícios já que trouxemos um guia completo sobre alinhamento de direção 3D, veja a seguir:

Manter alinhamento e balanceamento dos carros em dia ajuda a:

  • Aumentar durabilidade das peças da suspensão;
  • Tornar direção confortável;
  • Melhorar estabilidade de modo principal nas curvas desempenhadas em alta velocidade;
  • Diminuir desgaste irregular de pneus;
  • Proporcionar queda no consumo do combustível.

Viu só quanto benefício traz para você e seu carro fazer o alinhamento 3D sun? Aposto que você não sabia que era possível diminuir o consumo de combustível de seu carro!

Contate-nos e descubra o alinhamento 3D preço ideal

Gostou de nosso guia sobre alinhamento e balanceamento 3D?

Neste conteúdo você viu todos os benefícios de utilizar a tecnologia a seu favor, podemos garantir que cada vez mais se torna efetiva essa ferramenta 3D e que é notável a diferença de um carro que é alinhado normalmente e um carro que utiliza o alinhamento 3D preço.

Pôde ver também como fazer o teste para verificar se o seu veículo está desalinhado, seja por uma batida, buraco ou necessidade de rotina, afinal recomenda-se a cada 5 mil quilômetros realizar essa revisão.

Por fim, não se esqueça de avisar o mecânico e fazer o teste nas ruas, antes e depois do serviço realizado, por mais que o mesmo possua garantia, com essa atitude você evita possíveis desgastes.

Quer mais conteúdos como este? Continue acompanhando o blog da Castello Auto Peças e, se desejar, faça um orçamento conosco!

Preencha o formulário e em breve retornaremos seu contato​