Página Inicial » Manutenções e Reparos » Manutenção Preventiva » Alinhamento balanceamento e cambagem: Um guia completo para você

Alinhamento balanceamento e cambagem: Um guia completo para você

Alinhamento balanceamento e cambagem do seu carro, descubra a hora certa de realizar! Aprenda também a diferença desses 3 procedimentos, quando fazer e os benefícios que eles trazem ao seu automóvel.

Se você tem carro, já sabe que é recomendado por fábrica realizar uma revisão geral a cada 10 mil km rodados, certo?

Porém, também deve ser feita uma revisão mais básica, essa a cada 5 mil km rodados, para evitar possíveis imprevistos ou danos maiores ao seu automóvel.

Normalmente, o alinhamento e balanceamento mais próximo são feitos em conjunto, já que ambos melhoram o posicionamento da roda, do ângulo de seu carro e evitam o desgaste irregular de pneus.

Portanto, nós da Castello Auto-Peças criamos um guia completo com tudo que precisa saber sobre alinhamento balanceamento e cambagem de seu carro. Veja a seguir!

Qual é a diferença entre cambagem alinhamento e balanceamento?

Provavelmente você já passou pelo seguinte dilema: estava na estrada e seu carro não tinha estabilidade na direção, ou ele puxava para um lado, ou puxava para o outro.

Também deve ter ficado preocupado com o desempenho de seu carro depois de passar por uma lombada mais alta, um buraco e até uma guia.

Esses podem ser os primeiros indícios de que seu veículo precisa de cambagem alinhamento e balanceamento.

Portanto, chegou a hora de aprender realmente o que é balanceamento alinhamento e cambagem e nunca mais ser enganado por oficinas ou ficar preocupado à toa, ok?

Nós da Castello Auto-Peças, estamos há mais de 40 anos cuidando do alinhamento balanceamento e cambagem de milhares de veículos e queremos passar essa segurança para você. Vem com a gente!

O que é cambagem?

A cambagem tem como objetivo ajustar a inclinação da roda de seu carro em relação ao plano horizontal, é um procedimento muito comum nas oficinas de alinhamento de veículos.

Quando a mesma está fora dos parâmetros de fábrica, aponta os seguintes indícios do alinhamento e balanceamento, são eles:

  • Desgaste irregular dos pneus;
  • Perda de estabilidade da direção;
  • Aumento no consumo de combustível.

Porém, não confunda cambagem alinhamento e balanceamento, os três procedimentos podem ter a mesma função de alinhar seu automóvel, mas enquanto a cambagem observa o alinhamento através do rolamento das rodas, os demais observam outras peças.

O que é alinhamento?

Diferente da cambagem, que é responsável por verificar e ajustar os rolamentos da roda do seu carro em relação ao plano horizontal, o alinhamento de veículos é responsável por ajustar as rodas em relação à suspensão.

Então, como identificar se você precisa alinhar seu carro? É possível ver a olho nu quando as rodas se curvam para dentro ou para fora do ângulo normal.

Com isso, você pode sentir dificuldade na dirigibilidade do carro e perceber outros problemas, que pode ser desgastes nos pneus ou se eles “cantam” quando você realiza curvas.

Entretanto, também existem outros problemas que são mais difíceis de serem observados, pois são silenciosos. Esses, além de te confundirem, podem trazer prejuízos a longo prazo.

Como exemplo, podemos citar a possibilidade de quando as rodas estão um pouco mais abertas que o normal e que não é perceptível por quem não tem conhecimento.

Portanto, ao primeiro sinal de que isso possa estar acontecendo com o seu carro, você precisa procurar uma oficina, pois isso gasta os pneus de forma irregular, dobrando a chances de acidentes.

Atualmente, existem veículos já equipados com suspensões auto ajustáveis, ou seja, às vezes não é tão complicado assim, basta comparecer na oficina e realizar seu ajuste manual.

O que é balanceamento?

Chegamos a terceira e última parte das diferenças entre balanceamento alinhamento e cambagem.

Indo direto ao ponto, o balanceamento é responsável pelo equilíbrio da rotação das rodas, ou seja, seu papel principal é evitar que hajam quaisquer vibrações e garantir uniformidade.

No balanceamento é utilizado contrapesos de chumbo, que são distribuídos nas 4 rodas em pontos específicos determinados pela máquina balanceadora, enquanto no alinhamento utilizam luzes e lasers refletidos na parede para ajuste da suspensão e rodas.

A máquina balanceadora simula a rotação da roda, calculando assim a força proveniente do desbalanço, medindo as forças recebidas de cada ponto da roda e qual ângulo certo para posicioná-las para girar corretamente sem que hajam vibrações.

Portanto, há diferenças na hora do mecânico realizar balanceamento ou alinhamento, e podemos dizer que ambos cuidam de partes distintas, mas que se completam.

Quanto custa cambagem ou alinhamento de veículos?

O valor do alinhamento e balanceamento variam, mas normalmente são procedimentos realizados e cobrados em conjunto, diferente da cambagem que pode ser cobrada a parte.

Não se limite a procurar o mecânico de alinhamento e balanceamento mais próximo de sua residência, faça sempre mais de um orçamento para ter como comparar valores.

Portanto, sempre consulte se o valor do alinhamento e balanceamento é único e se inclui cambagem ou se será cobrada a parte.

Se desejar, consulte-nos, estamos á sua disposição para resolver questões de cambagem, balanceamento ou alinhamento de veículos!

Como fazer o teste de alinhamento balanceamento e cambagem

Por fim, vamos ensinar você a fazer um teste de alinhamento de veículo, afinal esse é um guia exclusivo sobre alinhamento balanceamento e cambagem e essa dica não poderia faltar. O teste é simples e não tomará muito seu tempo.

  • Primeiro, para realizá-lo da forma correta, procure uma rua reta e sem buracos. Indicamos também que a mesma esteja com baixo tráfego de veículos para que faça isso sem distrações e em segurança;
  • Em seguida, mantenha seu carro a uma velocidade constante, seja ela entre 20km/h ou 30km/h, escolha de acordo com o que for permitido na rua;
  • Por fim, deixe seu carro em linha reta, solte o volante por alguns segundos e perceba se o mesmo treme ou se o seu carro puxa para um lado. Em caso positivo, é provável que seu carro esteja desalinhado.

Esse teste deve ser realizado antes e depois do procedimento de alinhamento junto do mecânico que fará o serviço, com ele dentro do carro

Assim você garante que o mesmo compreendeu o problema e acompanha a evolução do alinhamento.

Agora você já sabe tudo sobre alinhamento balanceamento e cambagem

Nesse conteúdo, trouxemos um guia completo sobre balanceamento alinhamento e cambagem.

Lembre-se que, por mais que o alinhamento balanceamento e cambagem tenha como finalidade evitar os desgastes de seus pneus, a trepidação de seu carro e alinhar as rodas, cada serviço é realizado de uma forma diferente.

Isso porque a cambagem verifica a inclinação de seu veículo no plano horizontal através da observação dos rolamentos das rodas do carro.

Enquanto o alinhamento é o conjunto de direcionamento das rodas, verificando se está para dentro ou para fora, com o ajuste da suspensão.

E, por fim, o balanceamento verifica a trepidação das rodas, observando se está além do normal, o que pode causar danos aos pneus e suspensões.

Não esqueça de orçar o valor do alinhamento e balanceamento mais próximo e também de outras oficinas, mesmo que seja mais distante, antes de decidir.

Se deseja mais conteúdos como este, continue navegando em nosso blog. Temos certeza que nós da Castello Auto-Peças podemos te ajudar. Até mais!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato