Página Inicial » Manutenções e Reparos » Manutenção Preventiva » Alinhamento de carro: um guia completo para tirar todas as dúvidas

Alinhamento de carro: um guia completo para tirar todas as dúvidas

Alinhamento de carro, afinal qual é a hora certa de fazer? Se seu veículo puxa muito para um lado ou os pneus estão desgastando de forma irregular, esses são os sintomas de que seu carro precisa de um alinhamento.

Você já sentiu inconstância no volante enquanto estava dirigindo por uma via reta e plana? 

Então, provavelmente já conhece o principal sintoma de desalinhamento do veículo, portanto é recomendado por fábrica realizar uma revisão geral a cada 10 mil km rodados, mas caso sinta esses sintomas antes do tempo, é necessário procurar um mecânico.

Além disso, é indicado realizar uma revisão mais básica, essa a cada 5 mil km rodados, para evitar possíveis imprevistos ou danos maiores ao seu automóvel.

Mas, você quer descobrir melhor sobre quando realizar o alinhamento de carro? 

Fique tranquilo, nós da Castello Auto-Peças trouxemos nesse conteúdo um guia completo com tudo que você precisa saber antes de realizar o alinhamento de rodas. Veja a seguir! 

Descobrindo mais sobre o alinhamento de carro?

O alinhar o carro, popularmente conhecido é um dos serviços mais comuns procurados em oficinas mecânicas, geralmente o mesmo é fornecido junto ao balanceamento do carro.

Mas, porquê o alinhamento de rodas é tão procurado?

A razão principal é que ele garante que as rodas e suspensão estejam alinhadas, já que o sintoma principal de desalinhamento é quando o seu carro puxa mas para um lado, e não se mantém em linha reta.

Vale ressaltar que o alinhamento veicular mantém você em segurança, além de proporcionar economia de combustível e desgaste regular das rodas.

Portanto, verá a seguir as perguntas mais frequentes que recebemos sobre alinhamento de carro!

Como acontece o desalinhamento das rodas?

De maneira geral, o desalinhamento pode acontecer quando esbarramos com o veículo constantemente no meio-fio, ao passar por um buraco e até mesmo em acidentes de impacto, que podem mexer na suspensão e a desalinhar.

No entanto, reforçamos que o desalinhamento pode ocorrer também quando há um desgaste da suspensão e quando há a troca da mesma, por isso lembre-se sempre de realizar um test drive após esse tipo de manutenção.

Portanto, quando o alinhamento de veículos não está de acordo com o de fábrica, acaba acelerando o processo de desgaste dos pneus, o desgaste se dá principalmente nos chamados “ombros” e isso faz com que o veículo mude o seu desempenho.

Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento das rodas?

Muitos confundem esses dois serviços, pois como dito anteriormente, eles costumam andar lado a lado. 

E por mais que sejam serviços completamente diferentes,  buscam o mesmo resultado: alinhar o carro.

Portanto o alinhamento veicular, chamado muitas vezes de paralelismo do eixo, foca em ajustar os ângulos das rodas, de acordo com as especificações do fabricante do veículo, ou seja, se preocupam em deixá-lo com as medidas originais.

Por outro lado, o balanceamento irá atuar diretamente nas rodas, de modo a tirar as vibrações para que o carro não sofra danos maiores e não desalinhar mais

Mas, afinal por que fazer o alinhamento de veículos?

Como visto anteriormente, o alinhamento de carro é necessário para economia e segurança. Economia pois irá auxiliar no desgaste regular de pneus e diminuir os gastos com combustível e segurança em suas viagens de carro.

Pois sabemos que um bom conjunto de pneus é relativamente caro e se pensar por um lado é mais econômico realizar os ajustes como, alinhamento e balanceamento do que comprar um novo kit de pneus, suspensão e gastar além do previsto com combustível.

Sinais de que é preciso fazer o alinhamento de veículos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre alinhamento de carro e está curioso para saber sobre os sintomas, benefícios e alinhamento de direção preço, separamos algumas dicas.

De modo geral, é recomendado que você realize a checagem constantemente de suas rodas, assim garante que as mesmas estão ou não irregulares, antes de um desgaste maior. 

Todavia, deve-se seguir a risca as revisões recomendadas pela fábrica, que vão de 5 mil km até 10 mil km rodados, isso você identifica facilmente no manual do veículo, assim não restarão dúvidas.

Agora que, você está ciente das recomendações básicas, listamos algumas situações que provocam o desalinhamento do carro, portanto é necessário se atentar também às seguintes situações:

  • Troca dos pneus do carro: O alinhamento de rodas precisa ser verificado após a troca dos pneus ou quando realizar algum concerto que envolve as rodas;
  • Impacto de buracos, pedras e objetos: por mais que o impacto seja ou pareça leve, pare no local mais próximo e seguro e certifique-se que não causou nenhum dano na parte inferior de seu veículo.
  •  Troca ou reparo da suspensão, ou direção do veículo: a mesma dica anterior, referente aos pneus, se aplica a troca ou manutenção de sua suspensão e/, ou direção, já que o concerto implica mexer em componentes importantes que mantém o alinhamento de carro;
  • Virar o volante do carro com o mesmo parado: por mais que seja um costume de muitos motoristas, essa é uma prática que traz danos quase imperceptíveis para o alinhamento de direção preço.
  • Calibragem dos pneus irregular: junto deste problema, traremos também a solução. Ao certificar-se da calibragem de seus pneus, verifique também se não há nenhuma normalidade em seus “ombros”.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre atitudes e situações que comprometem o alinhamento veicular, veja agora quais os benefícios de um alinhamento de carro:

  • Melhorar estabilidade de modo principal nas curvas desempenhadas em alta velocidade;
  • Diminuir desgaste irregular de pneus;
  • Aumentar durabilidade das peças da suspensão;
  • Tornar direção confortável;
  • Proporcionar queda no consumo do combustível.

Procure agora uma empresa especializada em alinhamento de veículos

Agora você já sabe tudo para alinhar o carro em um lugar seguro, basta apenas tomar a iniciativa. 

Nós, da Castello Auto-Peças estamos à disposição para sanar suas dúvidas e realizar um orçamento conforme desejar.

Gostou de nosso guia sobre alinhamento veicular?  

Neste conteúdo você viu todos os benefícios de alinhar o carro e que é notável a diferença da performance de um carro alinhado para um carro desalinhado.

Por exemplo, um carro fica desalinhado tanto por uma batida, quanto por um buraco ou após 5 mil km, ou 10 mil km, que é o período recomendado para revisão.

Portanto, se o seu carro estiver desalinhado você verá o desgaste irregular do pneu, consumo maior de combustível e perda na estabilidade da direção.

Agora você está pronto para pesquisar uma mecânica responsável por alinhamento de direção preço.

Quer mais conteúdos como este? 

Continue acompanhando o blog da Castello Auto Peças!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato