Página Inicial » Manutenções e Reparos » Alinhamento de direção: Veja isso antes de realizá-lo

Alinhamento de direção: Veja isso antes de realizá-lo

Alinhamento de direção é um serviço muito procurado, já que é necessário realizá-lo no mínimo a cada 10 mil km rodados. Por mais que seja um serviço de rotina, ainda existem muitas dúvidas. Portanto, separamos nesse conteúdo tudo o que precisa sobre alinhamento

Você já sentiu que seu carro não correspondia corretamente aos comandos do volante? 

Rodas tremendo, deslize dos pneus, suspensão irregular e o carro puxar mais para um lado são ações corriqueiras de um carro pre precisa de alinhamento de direção.

Mas, afinal, qual é o preço do alinhamento e como encontrar a empresa certa para fazer alinhamento do seu carro?

Bem, separamos neste conteúdo toda a experiência da nossa empresa, Castello Auto-Peças, para que você consiga identificar o mais leve sintoma de desalinhamento do seu carro e evite maiores problemas futuramente.

Portanto, veja a seguir o que é esse alinhamento, como fazer alinhamento e qual o preço do alinhamento e outras curiosidades que só a Castello Auto-Peças pode te mostrar.

  • O que é o alinhamento de direção
  • Como é feito o alinhamento e balanceamento de carro?
  • Contate-nos e consulte o alinhamento de direção preço

O que é o alinhamento de direção 

Aqui você entenderá melhor quando realizar o alinhamento de carro, pois alinhar um veículo irá devolver as medidas e ângulos do seu carro, originais de fábrica além de solucionar outros problemas que podem ser observados enquanto se dirige.

Ou seja, se identificar se algo está anormal enquanto dirige ou  perceber que ao calibrar os pneus o seu kit está desgastado de forma irregular, possivelmente está na hora de alinhar seu carro.

Portanto, daremos uma dica, na verdade ensinaremos um teste, que te ajuda a identificar se o seu carro está desalinhado.

O primeiro passo é procurar uma via reta, sem buracos ou desníveis, para não confundir seu diagnóstico.

Após encontrar uma rua calma, mantenha o limite de 20 a 30 km constantes e retire a mão do volante por alguns segundos.

A partir desse teste, verifique se o seu carro está puxando mais para um lado, se o seu volante está trepidando, em caso afirmativo, busque um mecânico imediatamente.

Dito isso, fizemos uma listinha de sintomas e ações que você deve considerar fazer alinhamento do seu carro. Os sintomas são:

  • Trepidação das rodas dianteiras;
  • Volante duro;
  • Desgaste anormal ou desigual dos pneus;
  • Quando trocar os pneus ou a suspensão;
  • Carro inclinando para os lados em uma pista plana.

Dito isso, reforçamos que um bom alinhamento de direção deve ser realizado por um mecânico competente, pois ele será responsável por desenvolver algumas especificações técnicas, ou seja, verificar os padrões originais do veículo.

O procedimento é realizado em dois eixos, o traseiro e o dianteiro e antes de tudo calibrar os pneus para ser fiel aos padrões exigidos na fabricação.

Outra dica que nós da Castello Auto-Peças temos, é que antes de realizar o procedimento, dê uma volta com o mecânico responsável e mostre a ele os sintomas que você identificou, assim ele tem ciência do que realmente o seu carro tem.

Também ficará mais fácil para ele verificar se o problema é somente alinhamento ou se o mesmo precisa de cambagem.

Portanto, ao final do serviço, ande novamente no carro. Assim você consegue ver a diferença de forma palpável e validar o serviço feito.

Como é feito o alinhamento e balanceamento de carro?

Por mais que seja uma parte técnica, é necessário entender como funciona o alinhamento de direção preço.

Geralmente para realizar o alinhamento de carro as oficinas utilizam equipamentos próprios para cada tipo. 

Sim, existe mais de um tipo de alinhamento e muitos são realizados em conjunto para que o resultado seja alcançado.

Dentro dos tipos de alinhamentos temos o alinhamento de direção, balanceamento e a cambagem.

Ambos cooperam para manter os ângulos, rodas e suspensões de seu carro como de fábrica, favorecendo um menor consumo de gasolina, estabilidade na direção e desgaste regular de pneus.

O alinhamento, conhecido como alinhamento manual é realizado através de feixes de luz, que são emitidos por um canhão.

Portanto, o mecânico consegue ver, através do reflexo à frente do carro, se as rodas estão fora do eixo de fábrica ou não.

Portanto, essa é a forma mais básica de realizar o alinhamento de carro já que o  mecânico trabalha manualmente, acertando os lados, medindo quantas vezes necessários para encontrar a medida certa para angulação das suas rodas.

Nós da Castello Auto-Peças possuímos outra opção e de alta tecnologia, chamamos de alinhamento 3D.

Esse método conta com a ajuda de uma máquina que especifica com exatidão o quanto seu eixo está fora dos padrões de fábrica e assim o mecânico trabalha com perfeição e rapidamente, voltando seu eixo para posição original.

No final do processo de alinhamento de direção, recomendamos que verifique a posição de seu volante, para deixá-la de seu agrado, assim suas chances de retorno são mínimas e irá aproveitar muito mais o seu veículo alinhado.

Contate-nos e consulte o alinhamento de direção preço

Lembre-se que o alinhamento de direção preço pode variar, pois existem 3 formas de fazer alinhamento do seu carro, temos a cambagem, alinhamento e balanceamento de carro.

Se quiser saber mais sobre esses três tipos, basta navegar em nosso blog que encontrará o conteúdo certo para isso.

Você descobriu nesse conteúdo, o que é alinhamento de direção, como realizar testes para identificar se o seu carro está desalinhado e por fim como é feito o alinhamento e balanceamento de carro.

Pode entender também que existem dois tipos de alinhamento de direção e garantimos que  ambos são eficientes, mas a tecnologia do alinhamento 3D lhe dará mais exatidão e agiliza o processo de alinhamento.

No mais, é válido frisar que deve-se verificar em média cada 5 mil km rodados/10 mil km rodados se  você precisa fazer alinhamento.

Esses são dados gerais, portanto confirme antes  seu manual de fábrica para ver se o seu veículo segue as quilometragens gerais ou possui uma revisão diferenciada. 

Quer mais conteúdos como este? 

Continue acompanhando o blog da Castello Auto Peças e, se desejar, faça um orçamento conosco! 

Aguardamos seu contato.

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato