Página Inicial » Manutenções e Reparos » Alinhamento de pneus: Descubra tudo neste guia completo para o seu veículo

Alinhamento de pneus: Descubra tudo neste guia completo para o seu veículo

Pensando no alinhamento de pneus? Como descobrir se o seu pneu está desalinhado? Veja neste guia completo técnicas exclusivas utilizada na Castello Auto-peças para verificar se o pneu está desalinhado e qual o melhor método para alinhá-lo.

Neste conteúdo você descobrirá por meio de um ponto de vista analítico e especialista como identificar a hora certa do alinhamento de pneus.

Nós da Castello Auto-Peças, realizamos dos mais diversos e os melhores serviços automotivos desde 1976 e decidimos esclarecer para você um pouco mais sobre balanceamento e alinhamento e qual é a hora certa de fazer.

Portanto, se está sentindo que a direção não corresponde os seus comandos como antes, ou que os pneus estão se desgastando de forma irregular, esse guia vai ajudar você a identificar o problema e procurar a melhor oficina perto de você.

Então, aperte os cintos e vem  com a gente nessa estrada do conhecimento. Veja só o que preparamos:

  • Qual é a diferença entre balanceamento e alinhamento de pneus?
  • Como identificar a hora certa de alinhar pneus;
  • Benefícios do alinhamento veicular e de alinhar pneus 
  • Castello Auto-peças o melhor serviço de alinhamento veicular

Qual é a diferença entre balanceamento e alinhamento de pneus?

As pessoas costumam confundir o alinhamento com o balanceamento das rodas. São coisas completamente diferentes. 

O alinhamento de rodas, ou paralelismo do eixo, como às vezes é chamado, consiste em ajustar os ângulos das rodas de modo a obedecerem às especificações do fabricante do veículo. 

Portanto, tenha em mente que o alinhamento de pneus nada mais é do que ajustar a posição de suas rodas na suspensão .

Isso normalmente acontece quando suas rodas se curvam para dentro ou para fora do ângulo normal do veículo.

Por outro lado, o balanceamento das rodas permite que estas girem sem causar vibrações desnecessárias e é responsável pelo equilíbrio da rotação das rodas de seu veículo.

Ou seja, tem como principal função evitar que haja qualquer tipo de vibração garantindo sua uniformidade.

Sua diferença entre o alinhamento é que ele utiliza contrapesos de chumbo, para que ela se mantenha equilibrada como um todo.

Compreenda que o valor do balanceamento e alinhamento de pneus variam, mas normalmente esses procedimentos são realizados em conjunto, diferente da cambagem, que pode ser feito a parte.

Como identificar a hora certa de alinhar pneus

O desalinhamento dos pneus geralmente ocorre quando acontecem situações que proporcionam impacto ao veículo, como por exemplo: esbarrar no meio-fio, passando por um buraco e até mesmo os acidentes mais simples.

Também pode ocorrer quando existe certo desgaste na suspensão, ou seja, quando ela já foi muito utilizada e necessita de troca.

Então, o serviço de alinhamento não só irá ajudar no alinhamento de pneus como também tem grande influência na parte da suspensão de seu carro.

Portanto, agora que você já compreende os motivos que levam um veículo a desalinhar, traremos algumas dicas para que você consiga identificar a hora certa de realizar o alinhamento de rodas.

Geralmente, é recomendado que realize a checagem constantemente de suas rodas, a fim de garantir se as mesmas estão ou não irregulares e assim você acaba por evitar um desgaste maior. 

Por isso é crucial cumprir com as normas e revisões recomendadas pela fábrica, que normalmente sugerem realizar uma revisão básica a cada 5 mil km e uma mais afundo a cada 10 mil km rodados.

Mas para se certificar e não restarem dúvidas, lembre-se de procurar e ler todas as informações pertinentes no manual que acompanha o veículo.

Já por dentro das recomendações básicas, nós da castelo separamos um checklist que vai te ajudar a identificar possíveis causas do desalinhamento de rodas.

Veja só! 

  • Recente troca dos pneus: O alinhamento de rodas precisa ser verificado imediatamente após trocar seus pneus, para certificar-se de que estão posicionadas no padrão de fábrica e não gerar desgastes futuros. Essa norma também pode ser aplicada quando realizar algum concerto que envolva as rodas, como por exemplo pintura e troca de acessórios.
  • Girar o volante quando carro está parado: alertamos que por mais que seja um costume de muitos motoristas, é uma prática que danifica o alinhamento de pneus e torna a identificação do mesmo difícil, já que ocorre de forma gradativa e silenciosa.
  •  Troca ou reparo da suspensão e direção do veículo: reforçamos a mesma dica referente aos pneus. Ou seja, assim que realizar a troca da suspensão e/ou direção, verifique se o veículo está com o alinhamento em dia.
  • Calibragem dos pneus irregular: por fim, ressaltamos que junto deste problema, traremos também a solução para alinhar pneus. É possível verificar através da calibragem dos pneus alguma anormalidade, caso identifique desgastes irregulares nos “ombros”, procure uma oficina imediatamente.

Benefícios do alinhamento veicular e de alinhar pneus 

Como visto anteriormente o alinhamento é de suma importância e ajuda na longevidade de peças e até mesmo do veículo, como por exemplo, evitar o desgaste irregular dos pneus, aumentando assim sua vida útil. 

Portanto, já que aprendeu que o deixar de realizar o serviço de alinhamento pode comprometer o alinhamento veicular, veja agora quais os benefícios do alinhamento de pneus 

  • Melhorar estabilidade de modo principal nas curvas desempenhadas em alta velocidade;
  • Diminuir desgaste irregular de pneus;
  • Aumentar durabilidade das peças da suspensão;
  • Tornar direção confortável;
  • Proporcionar queda no consumo do combustível.

Castello Auto-peças o melhor serviço de alinhamento veicular

Gostou de nosso guia completo de alinhamento veicular?  

Agora você já sabe a hora certa de realizar o alinhamento de pneus, basta apenas tomar a iniciativa, procurar uma oficina de confiança para realizar o serviço de alinhamento com perfeição.

Por exemplo, nós da Castello Auto-Peças ficamos à disposição para tirar todas as dúvidas e realizar um orçamento de acordo com a sua necessidade e a necessidade do veículo.

Neste conteúdo você viu todos os benefícios de alinhar o carro e que é palpável a diferença de um carro alinhado para um carro desalinhado.

Então você já sabe, se o seu carro estiver desalinhado  é possível identificar de primeira através do desgaste irregular do pneu, um consumo maior de combustível ou até mesmo a perda na estabilidade da direção.

Que tal ler mais conteúdos como este? 

Continue acompanhando o blog da Castello Auto Peças, nossa missão é te ajudar a solucionar todos os problemas de balanceamento e alinhamento de pneus, seja na leitura ou na mão de obra, estamos sempre á disposição. 

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato