Página Inicial » Manutenções e Reparos » Manutenção Preventiva » Alinhamento de rodas: Manual completo para você de A a Z

Alinhamento de rodas: Manual completo para você de A a Z

Já se perguntou como é feito o alinhamento de rodas? Então veio ao conteúdo certo, veja a seguir como é realizado esse serviço aqui na Castello Auto-Peças e quais são os métodos mais utilizado. Confira!

Como funciona o alinhamento de rodas, quais são os métodos mais utilizados e a pergunta mais importante, onde realizar o serviço de alinhamento com profissionais capacitados e com valores justos?

Nós da Castello Auto-Peças, realizamos dos mais diversos e os melhores serviços automotivos desde 1976, portanto esclareceremos nesse conteúdo, como um manual de A a Z, todos os tipo de serviço de alinhamento para solucionar o problema do seu veículo.

Então, se sente que já está na hora de realizar a revisão de rotina de seu carro ou que quando está na estrada os pneus e rodas estão inconstantes, gerando uma trepidação incomum e até mesmo uma direção irregular, esse conteúdo é ideal para você.

Portanto, veja agora nosso conteúdo de alinhamento de rodas com um manual completo para você de A a Z

 

  • Qual é a hora certa de realizar a manutenção de rodas?

 

  • Bônus: Faça o teste de alinhamento veicular sozinho
  • Diferença de Alinhamento,  Balanceamento e reforma de rodas de liga leve
  • Serviço de alinhamento garantido é na Castello Auto-Peças

 

 

Qual é a hora certa de realizar a manutenção de rodas?

Por mais você compreenda quais são os sintomas principais que levam à necessidade de alinhamento, aliás citamos anteriormente, reforçaremos algumas informações além de ensinar como ter certeza que você precisa procurar a Castello Auto-Peças.

Geralmente o veículo tende a puxar mais para um lado ignorando seus comandos e os tornando-o improcedente e perigoso para dirigir.

Por isso, separamos os sintomas em duas partes, alinhamento e balanceamento. 

Afinal, ambos são necessários para deixar seu carro na linha e fazer a manutenção de rodas e podem, ou não, trabalhar em conjunto. São eles:

Sintomas de que seu veículo precisa de alinhamento de rodas 

  • Desgaste irregular ou mais rápido de seus pneus, podendo ser o kit ou apenas um par;
  • Quando o carro puxou afasta mais do comando em linha reta;
  • Sair de uma linha reta em uma estrada plana sem ações de sua parte;
  • Raios do volante mais direcionados para um lado.

Sintomas de que seu carro precisa de balanceamento

  • Possui mais vibração no volante em determinadas velocidades;
  • Sente que além do volante o banco ou piso também trepida em determinadas velocidades;
  • Padrão de desgaste recortado ou em concha sobre os pneus, lembre-se que é um sinal comum de desalinhamento como no caso acima, por isso muitas vezes os serviços são realizados em conjunto.

Agora que você entendeu os sintomas vamos ensinar um teste que sempre reforçamos em nossos conteúdos e vai te ajudar, e muito, a verificar o alinhamento de rodas de seu carro.

Olhá só o que preparamos para você!

Bônus: Faça o teste de alinhamento veicular sozinho

Esse teste vai te ajudar a ter uma noção melhor das condições atuais de seu carro para que consiga procurar quanto antes uma oficina especializada, como a Castello Auto-Peças, por exemplo.

O teste é realizado na prática e exige uma rua ou rodovia vazia, para que possa realizá-lo em segurança e não tenha interferência na hora da identificação dos sintomas, afinal um caminhão pode muito bem confundi-lo quando passar ao seu lado em alta velocidade.

Então após encontrar a rua certa, você deve manter uma velocidade constante entre 20 e 30 km/h, você quem escolhe, claro que deve seguir a lei de quilometragem aplicada na rua/rodovia escolhida.

Mantendo a constância, solte por alguns segundos o volante (mantenha as mãos próximas do mesmo, por questões de segurança), após soltar o volante, primeiramente veja se o mesmo segue uma linha reta ou desvia a direção que estava.

O segundo sintoma a ser analisado é a trepidação, portanto se mesmo com uma via lisa e isenta de buracos ele trepida, é hora de correr para a Castello.

Agora que você já entendeu o que é o balanceamento e alinhamento de rodas, aprendeu os sintomas principais e descobriu como fazer o teste é hora de ver como são realizados os procedimentos e a reforma de rodas de liga leve, caso necessário.

Diferença do alinhamento veicular, balanceamento e reforma de rodas de liga leve

Primeiramente, você precisa entender como é realizado o procedimento do alinhamento de rodas como um todo, afinal os nomes são distintos apenas para auxiliar na identificação do serviço, porém todos proporcionam o alinhamento.

Includimos a reforma de rodas dentro desses serviços, pois muitas vezes os clientes buscam os 3, por conta de um acidente que gerou o desbalanceamento e desalinhamento, além de trazer avarias para as rodas.

O procedimento de reformar rodas de liga leve deve contar com um mecânico experiente, que comprove eficiência, por isso, indicamos que faça o teste que você aprendeu mais acima junto do mecânico que ficará responsável pelo concerto.

Em caso de batida, se não for possível, tire fotos e o realize depois. 

Sempre realize dois testes, um antes do serviço e um depois tudo isso junto do profissional responsável, isso é uma garantia para você e para ele, já que fica mais claro o que o carro tem.

Dito isso, vamos ao que interessa: O que é alinhamento veicular, balanceamento e reformar rodas de liga leve?

  • Alinhamento veicular: Pode ser utilizado via feixe de luz, identificando se os ângulos das rodas estão fora ou por um scaner que lê as medidas atuais e as compara com as medidas de fábrica. Atua diretamente nas rodas para arrumar sua angulação;
  • Balanceamento: O balanceamento já cuida da parte de trepidação e exige mais cuidados e trabalha com uma máquina com contrapesos para equilibrar sua posição;
  • Reformar rodas de liga leve: como dito anteriormente, esse é um serviço procurado junto do balanceamento e alinhamento veicular quando ocorre uma batida, ou o caro “rela” feio na guia. Ele irá recuperar danos causados na roda, esteticamente e em seu material também.

Serviço de alinhamento garantido é na Castello Auto-Peças

Agora que você é quase um expert em alinhamento de carro basta atentar-se aos sintomas que informamos anteriormente e realizar o teste na rodovia ou rua mais calma perto da sua casa.

Viu nesse conteúdo a diferença entre o serviço de alinhamento, balanceamento e reforma de rodas e que geralmente o Alinhamento e Balanceamento são realizados juntos, já que proporcionam um resultado mais promissor.

Então, que tal entrar em contato com os profissionais aqui da Castello Auto-Peças e ver o que podemos fazer por você e seu carro.

Afinal esses serviços não são apenas necessários quando o carro sofre algum impacto e sim em revisões conforme o manual de fábrica.

Entre em contato, esperamos por você!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)