Página Inicial » Manutenções e Reparos » Manutenção Preventiva » Alinhamento e balanceamento de carro: por que devo realizar?

Alinhamento e balanceamento de carro: por que devo realizar?

Alinhamento e balanceamento de carro, é importante? Descubra por que e qual o momento para colocar em prática! Entenda também o que tem de diferente entre esses procedimentos, e quais benefícios podem trazer para seu veículo.

É normal que, quem possui um veículo, já sabe que existe uma recomendação das fábricas para realizar uma revisão geral a cada 10 mil km rodados.

No entanto, nada te impede de fazer uma outra revisão um pouco antes, quando o veículo atingir 5 mil km rodados.

Isso porque, você pode conseguir evitar possíveis imprevistos ou danos até mesmo maiores ao seu veículo.

É normal que o serviço de alinhamento e balanceamento de veículos seja feito ao mesmo tempo, pois são dois serviços com o objetivo de arrumar o posicionamento da roda e ângulo de seu carro, que ajuda a diminuir o desgaste dos pneus.

Por isso, hoje criamos um conteúdo exclusivo e completo com tudo que você precisa saber sobre alinhamento e balanceamento de carro. Vamos lá! 

  • Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento?
  • Como fazer alinhamento e balanceamento?
  • Agora você já sabe tudo sobre alinhamento e balanceamento de carro!

Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento?

Talvez você já tenha passado por um momento em que estava dirigindo e seu carro apresentou instabilidade na direção, aquela puxada para um lado ou para o outro.

E quando passou por uma lombada mais alta, um buraco e até uma guia por acidente, ficou preocupado com o desempenho de seu carro?

É nesses momentos que você pode perceber que seu veículo precisa de alinhamento e balanceamento!

Nós, da Castello Centro Automotivo, somos uma empresa de alinhamento e balanceamento.

Estamos há mais de 40 anos cuidando do alinhamento e balanceamento de carro e queremos sempre fazer o melhor serviço para que seu carro e você fiquem seguros.

Se você quer aprender realmente como fazer alinhamento e balanceamento de carro e também não ser enganado por oficinas, chegou a hora. Segue a leitura!

O que é alinhamento?

O alinhamento de veículos é responsável por ajustar as rodas em relação à suspensão Mas como identificar se você precisa realmente alinhar o seu carro? 

Pode ficar tranquilo, pois esse probleminha pode ser visto a olho nu mesmo! É quando as rodas se curvam para dentro ou para fora do ângulo considerado normal.

Além disso, é comum sentir certa dificuldade na hora em que estiver dirigindo o carro e perceber até mesmo outros problemas. Entre eles, podemos citar o desgastes nos pneus, que pode ser representado pela famosa “cantada de pneu” quando você realiza curvas.

Entretanto, também existem mais alguns outros problemas que são um pouco mais difíceis de serem observados, pois são silenciosos e não dá para observar facilmente. Esses, além de te confundirem, podem trazer prejuízos ao veículo a longo prazo e muita dor de cabeça.

Para exemplificar, podemos citar o caso em que as rodas do carro estão um pouco mais abertas que o certo, mas não é perceptível por quem não tem conhecimento em mecânica, ou seja, você dono do carro.

Então, recomendamos que, ao primeiro sinal de que qualquer coisa assim possa estar acontecendo com o seu carro, procure imediatamente uma oficina.

Caso contrário, isso fará com que os pneus fiquem gastos de forma irregular, o que pode resultar em terríveis acidentes.

Por outro lado, também existem veículos equipados de fábrica com suspensões que se ajustam sozinhas, ou seja, às vezes não é complicado e basta que você leve o carro em uma empresa de alinhamento e balanceamento e realizar o ajuste rapidamente.

O que é balanceamento?

Podemos dizer que o balanceamento é responsável pelo equilíbrio da rotação das rodas, ou seja, ele evita que hajam vibrações e garante uniformidade, dando mais segurança.

Nesse procedimento, é utilizado contrapesos de chumbo, e então distribuem nas 4 rodas em pontos específicos determinados pela máquina balanceadora.

Ao contrário do alinhamento que utiliza luzes e lasers refletidos na parede para ajuste da suspensão e rodas e também da cambagem, que verifica e ajusta os rolamentos da roda do em relação ao plano horizontal, por exemplo.

Bom, aqui a  máquina balanceadora simula a rotação da roda e calcula a força proveniente do desbalanço.

Ela consegue medir as forças recebidas de cada ponto da roda e, assim, qual o ângulo certo para posicioná-las e poder girar corretamente sem que haja qualquer tipo de problema.

Enfim, deu para entender as diferenças na hora do mecânico realizar balanceamento ou alinhamento, certo? De qualquer forma, mesmo que ambos cuidem de partes distintas, elas se completam.

Quanto custa esses procedimentos?

É normal falar que o valor balanceamento e alinhamento variam, mas são procedimentos realizados e cobrados em conjunto, diferente da cambagem que geralmente é cobrada a parte.

Portanto, não procure somente por mecânicos que fazem o serviço de alinhamento e balanceamento de veículos mais próximo de sua residência, faça sempre mais de um orçamento para ter como comparar valores e escolher o que mais te agrada.

Mas lembre de que é necessário consultar se o valor balanceamento e alinhamento é único e se inclui cambagem ou se será cobrada a parte, pois também é importante. Se desejar, consulte-nos, aqui na Castello Centro Automotivo estamos sempre prontos para resolver qualquer problema de cambagem, balanceamento ou alinhamento de veículos!

Como fazer alinhamento e balanceamento

Agora você pode aprender um pouco sobre como fazer um teste de alinhamento de veículo, afinal o nosso texto é exclusivo sobre o serviço de alinhamento e balanceamento de carro! 

Portanto, essa dica não poderia faltar, não é mesmo? Bom, o teste é algo bem simples e você poderá realizá-lo em poucos minutos. Veja abaixo:

  1. Em primeiro lugar, para realizá-lo é necessário que o veículo esteja em uma rua reta e sem buracos. Além disso, é importante que tenha um baixo tráfego de veículos para que seja mais seguro o processo;
  2. Depois, chegou a hora de começar. Entre no carro e comece a andar em uma velocidade constante e baixa, de acordo com o que for permitido na rua, sempre tome cuidado com pedestres e animais;
  3. Por último, quando o carro estiver em movimento e em linha reta, solte o volante por alguns segundos. Calma! É rapidinho e é nesse momento que você vai perceber se ele treme, se o seu carro puxa para algum lado ou se está andando em linha reta sozinho! 

Portanto, caso o carro não esteja andando em linha reta, é provável que ele esteja desalinhado. Caso contrário, está tudo ok!

Vale ressaltar uma maneira bastante prática de saber se suas rodas precisam de balanceamento:

Sempre sugerimos dirigir seu veículo em alta velocidade em rodovias. Dessa forma, se sentir trepidação em 100km/h, é um grande sinal que ele precisa de balanceamento.

Atenção: esse teste deve ser realizado antes e depois do procedimento de alinhamento e, de preferência, junto do mecânico que prestou o serviço. É um jeito de garantir ele entenda problema e também de acompanhar a evolução do alinhamento do seu veículo.

Agora você já sabe tudo sobre alinhamento e balanceamento de carro

Bem mais simples do que você pensou, não é mesmo? Nesse conteúdo de hoje, trouxemos informações exclusivas para você entender como fazer alinhamento e balanceamento de veículos.

Por mais que o alinhamento e balanceamento de carro tenha o mesmo objetivo de evitar os desgastes de pneus, a trepidação e alinhar as rodas, eles não são o mesmo serviço!

Para resumir, o alinhamento é o conjunto de direcionamento das rodas, que verifica se elas estão para dentro ou para fora de forma incorreta, com o ajuste da suspensão.

E o balanceamento verifica a trepidação das rodas, checando se está além do normal, o que pode causar danos irreversíveis e péssimos aos pneus e suspensões.

Lembre-se da nossa dica e não esqueça de pesquisar o valor balanceamento e alinhamento de várias oficinas, mesmo que seja distante da sua casa, pois é melhor ir atrás de qualidade e preço justo! Tenha todo o suporte que precisar aqui na Castello Centro Automotivo, uma empresa de alinhamento e balanceamento. Entre em contato conosco ou preencha o formulário abaixo e retornaremos!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato