Página Inicial » Manutenções e Reparos » Manutenção Preventiva » Alinhamento e balanceamento: tenha mais segurança enquanto dirige o seu veículo!

Alinhamento e balanceamento: tenha mais segurança enquanto dirige o seu veículo!

Alinhamento e balanceamento é algo normalmente realizado nos pneus dos veículos quando levamos para fazer a revisão periódica. Mas você sabe qual a real importância do serviço de alinhamento e balanceamento?

Ainda é comum que as pessoas não saibam porque é importante fazer alinhamento e balanceamento com a frequência recomendada.

Por isso, temos uma parcela de veículos que não passam por esse processo e acabam estragando outras partes, diminuindo a eficiência da dirigibilidade mais rápido que o normal. 

Você sabe quando é recomendado realizar, qual a melhor empresa para isso e qual o preço balanceamento e alinhamento? 

Continue acompanhando nosso conteúdo para tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto!

  • Entenda a importância de fazer alinhamento e balanceamento
  • Como é realizado o balanceamento e alinhamento
  • Empresa de alinhamento e balanceamento
  • Bônus: algumas dicas importantes
  • Tenha mais segurança!

Entenda a importância de fazer alinhamento e balanceamento

A manutenção do balanceamento e do alinhamento é fundamental para aumentar a vida útil dos pneus e peças que compõem a suspensão do veículo.

É sempre recomendado que você seja precavido e entenda todos os serviços realizados no seu veículo, para que ele mantenha um ótimo desempenho.

Por isso, é importante que faça o alinhamento do veículo quando o motorista sente dificuldades em conduzir em linha reta. 

Ou seja, se por acaso você estiver dirigindo e sentir que o veículo está puxando sozinho para um dos lados, o alinhamento está com problemas.

Além disso, se os pneus apresentarem um desgaste irregular – pneus mais desgastados de um lado do que do outro -, é um indício de que precisa do alinhamento. 

Por outro lado, o balanceamento é realizado junto do alinhamento. Não é um balanceamento de pneus, mas sim de pneus e rodas juntos. 

O balanceamento é necessário para evitar que o veículo apresente trepidações em velocidades acima de 60 km/h, deterioração de pneus, problemas com a frenagem e direção.

Como é realizado o balanceamento e alinhamento

O alinhamento do veículo significa algo como buscar o equilíbrio em movimento, já que o procedimento é realizado medindo e ajustando os ângulos das rodas em relação ao piso e centro do veículo.

Em outras palavras, o mecânico busca uma forma de equilibrar todas as forças que atuam sobre o veículo, como gravidade, força centrífuga, viragem, entre outras. 

Dessa forma, o rolamento do veículo se mantém eficiente, os pneus tem um desgaste uniforme e o motorista sente uma maior estabilidade e segurança ao dirigir.

Antes de discutirmos sobre o preço balanceamento e alinhamento, é importante que você entenda mais a fundo como é o serviço de alinhamento e balanceamento.

Alinhamento

No alinhamento é realizado ajuste de três ângulos:

  • Cambagem: aqui é ajustado o ângulo de inclinação vertical de roda em relação ao solo; 
  • Caster: nesse é ajustado o ângulo de inclinação do pino-rei ou do eixo de direção em relação à vertical, o que fornece uma grande estabilidade para o centro e na direção também;
  • Convergência ou divergência: o ajuste desse ângulo é para arrumar a diferença de distância entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus, ajudando muito na qualidade da frenagem e também dos desgastes nos pneus.

Mais do que você imaginava, não é mesmo? Agora veja como é o balanceamento.

Balanceamento

Como falamos anteriormente, é normal fazer a checagem de custo alinhamento e balanceamento, já que eles geralmente são realizados juntos.

No balanceamento é realizado dois processos:

  • Balanceamento estático: é quando o balanceamento é realizado com pneus e rodas imóveis;
  • Balanceamento dinâmico: nesse é necessário que os pneus e rodas estejam em rotação durante o procedimento, para corrigir problemas que no estático não é possível.

Durante esses processos é analisado qual é a força gerada pelos pneus e rodas em rotação. 

Inclusive, se no balanceamento dinâmico ficar tudo certinho, nem é necessário realizar o estático.

Qual o custo alinhamento e balanceamento?

O preço balanceamento e alinhamento variam bastante, mas normalmente eles são cobrados em conjunto, já que o recomendado é realizar os dois procedimentos.

Portanto, não procure oficinas e mecânicos apenas perto de onde você mora, pois o melhor jeito de conseguir um preço que cabe no seu orçamento é fazer comparações com várias opções de valores.

Uma dica importante é que você deve verificar se o valor aplicado é referente a apenas um dos procedimentos ou o total dos dois, ok? 

De qualquer forma, nós da Castello Auto-Peças, estamos prontos para te ajudar nessa parte. Conheça um pouco sobre nossa empresa a seguir.

Empresa de alinhamento e balanceamento

Nós, da Castello Auto-Peças, somos uma empresa do ramo de soluções automotivas há mais de 40 anos no município de Poá, Zona Leste de São Paulo, a única oficina sustentável da região. 

Trabalhamos com um exclusivo serviço de diagnóstico e análise de 70 itens gratuitos para seu carro. Também oferecemos leva e traz (delivery) gratuito. 

Possuímos uma excelente infra-estrutura para a manutenção do seu veículo, com um atendimento incrível dos nossos profissionais que são constantemente treinados para oferecer o melhor serviço.

Temos total confiança e experiência comprovadas pelos nossos clientes, todos os nossos serviços possuem garantia e parcelamento em até 6x sem juros.

Além disso, oferecemos presente de aniversário, aviso de vencimento da troca de óleo e pós-venda, serviços exclusivos para nossos clientes.

Por isso, venha conferir nossos serviços e veja como trabalhamos com preços competitivos e ótimos que cabe no seu orçamento!

Bônus: algumas dicas importantes

A recomendação para realizar tanto o alinhamento quanto o balanceamento, é que seja a cada 10 mil quilômetros rodados. 

E isso é até mesmo se o motorista não tiver sentindo nenhuma diferença na direção. Ou seja, mesmo que não tenha aquela “puxada” para um lado, ou que os pneus não apresentem desgastes irregulares, por exemplo.

Entretanto, é necessário verificar isso todas as vezes que fizer os seguintes procedimentos:

  • Ocorrer troca de pneus;
  • Ocorrer troca de rodas;
  • Sentir vibrações no volante;
  • Sentir vibrações no veículo;
  • Realizar rodízio de pneus;
  • Houver conserto no pneu ou câmara de ar devido a furo ou corte;
  • Ocorrer choque forte contra obstáculo;
  • Ocorrer choque contra buracos na pista;
  • Houver gastos em pontos isolados dos pneus.

É importante lembrar que um pneu é um dos itens que mais promovem segurança ou não em um veículo e, por isso, deve ser extremamente bem cuidado.

Caso contrário, a vida útil do pneu será menor do que o normal (ou seja, mais gastos), e o veículo pode causar algum acidente que coloque a vida do motorista e passageiros em risco.

Portanto, fique sempre de olho nessas situações e deixe o balanceamento e o alinhamento do seu veículo em dia. 

Tenha mais segurança!

Nós, da Castello Auto-Peças, esperamos que após ler o nosso conteúdo exclusivo você tenha entendido que, independente do custo alinhamento e balanceamento, é extremamente importante realizar com a frequência recomendada.

Assim, siga as nossas dicas que apresentamos aqui e entre em contato conosco para entender melhor sobre nosso serviço de alinhamento e balanceamento.

Você pode nos encontrar no telefone (11) 4678-4137, no WhatsApp (11) 97643-7945 ou vir pessoalmente para fazermos o orçamento do seu veículo!

Ficaremos extremamente felizes em atendê-lo na nossa empresa de alinhamento e balanceamento. Invista no seu carro com inteligência e tenha mais segurança!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato