Página Inicial » Manutenções e Reparos » Manutenção Preventiva » Balanceamento de rodas é importante para o meu veículo?

Balanceamento de rodas é importante para o meu veículo?

Balanceamento de rodas serve para eliminar as vibrações no volante, piso, painel, instrumentos e até assentos de um veículo. Você percebeu alguma coisa assim no seu carro? Então acompanhe o conteúdo para saber mais sobre esse procedimento!

Fazer manutenções do veículo com certa regularidade é muito importante e todo mundo já sabe, não é mesmo? 

No entanto, isso nem sempre significa que sabemos o que está acontecendo e o que deve ser checado e arrumado. 

Hoje, nós da Castello Centro Automotivo, separamos um conteúdo sobre balanceamento e um pouco sobre o alinhamento (que também está ligado ao assunto), pois são serviços básicos da manutenção de um carro.

Quer saber qual a importância de realizar alinhamento e balanceamento de rodas e qual a diferença entre cada um deles? Vamos lá!

  • Qual a importância do balanceamento de rodas?
  • Quando realizar o balanceamento no veículo?
  • Entenda como funciona a manutenção de rodas
  • Quanto custa esses serviços?
  • Balanceamento de veículos de qualidade

Qual a importância do balanceamento de rodas?

É recomendado, por fábrica, realizar uma revisão geral nos veículos a cada 10 mil km rodados. Mas, o que poucos sabem, é que aos 5 mil km rodados, também é recomendado fazer uma revisão mais básica. 

Nessa revisão, geralmente, é realizado a manutenção de rodas, que envolve então o balanceamento de rodas no local e, às vezes, o alinhamento de rodas também.

Essa manutenção serve para evitar imprevistos e danos no seu automóvel, pois serve para melhorar posicionamento das rodas e do ângulo, evitando desgaste irregular dos pneus. 

Portanto, alinhamento e balanceamento de rodas é de suma importância para aumentar a vida útil dos pneus e peças que compõem a suspensão de um automóvel. 

Quando realizar o balanceamento no veículo?

O balanceamento de rodas no local é necessário para evitar que o motorista e os passageiros sintam uma trepidação irregular. 

Portanto, quando o veículo estiver em velocidades entre 60 km/h e 100 km/h, por exemplo, e apresentar essas trepidações, com certeza está na hora de fazer balanceamento.

Além de ajudar o veículo a não apresentar mais essas trepidações irregulares, a manutenção de rodas também ajuda com problemas na frenagem e na direção.

Adiante, entenda melhor como funciona e qual valor para alinhar e balancear.

Entenda como funciona a manutenção de rodas

O balanceamento de rodas no local é responsável pelo equilíbrio da rotação das rodas do veículo. 

Como falamos acima, o principal objetivo desse serviço é evitar que hajam quaisquer vibrações e garantir maior segurança na dirigibilidade.

Mas, afinal, como funciona a manutenção do alinhamento e balanceamento de rodas?

Balanceamento de rodas

Nesse processo é utilizado contrapesos de chumbo, distribuídos nas 4 rodas em pontos específicos. Esses pontos são determinados pela máquina balanceadora.

Essa máquina balanceadora simula a rotação das rodas do veículo, e calcula a força proveniente do desbalanço.

Dessa forma, ela mede as forças recebidas de cada ponto das rodas e também quais ângulos são certos para posicioná-las.

Ou seja, assim que descobrir os ângulos certos, elas irão girar corretamente e não vão mais apresentar qualquer vibração indesejada. Um ponto importante para destacar sobre o balanceamento, é que existem dois tipos que podem ser realizados nos veículos:

  • Balanceamento estático: é quando o balanceamento é realizado com pneus e rodas imóveis;
  • Balanceamento dinâmico: nesse é necessário que os pneus e rodas estejam em rotação durante o procedimento, para corrigir problemas que no estático não é possível.

No entanto, se no dinâmico estiver tudo correto, nem é necessário realizar o estático. Simples, não é mesmo?

Alinhamento de rodas

O alinhamento de rodas nos veículos é responsável por ajustar as rodas em relação à suspensão, diferenciado do balanceamento .

No alinhamento de rodas é realizado ajuste de três ângulos, a cambagem, o caster e a convergência ou divergência. 

Na cambagem é ajustado o ângulo de inclinação vertical de roda em relação ao solo, enquanto no caster é ajustado o ângulo de inclinação do pino-rei ou do eixo de direção em relação à vertical.

Esse procedimento fornece uma grande estabilidade para o centro e na direção do veículo também, muito importante. 

E, por fim, a convergência ou divergência é o ajuste que arruma a diferença de distância entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus.

Dessa forma, o veículo ganha uma qualidade maior na frenagem e também evita um grande desgastes nos pneus.

Para finalizar, podemos pontuar que o alinhamento de rodas também difere do balanceamento em questão de como é realizado o serviço, utilizando luzes e lasers refletidos na parede para ajuste da suspensão e rodas.

Quanto custa esses serviços?

O valor para alinhar e balancear varia, mas geralmente são procedimentos realizados e cobrados em conjunto, pois é recomendado sempre realizar os dois.

Por isso, indicamos que você faça uma grande pesquisa de oficinas mecânicas. Não se limite aquelas apenas próximas de onde você mora, faça diversos orçamentos até encontrar um que te agrade.

Esse é o melhor jeito de conseguir um valor para alinhar e balancear que caiba dentro do seu bolso.

Aqui deixamos mais uma dica: verifique se os valores cobrados no orçamento é referente aos dois serviços juntos, ou se terá que pagar alinhamento a parte do balanceamento.

Por fim, entre em contato conosco da Castello Centro Automotivo e faça um orçamento para seu veículo. Estamos à disposição. Quer conhecer mais sobre nossa empresa? Então acompanhe!

Balanceamento de veículos de qualidade

Se você precisa de manutenção de rodas, então a Castello Centro Automotivo é o seu lugar. 

Somos uma empresa especializada em balanceamento, alinhamento e cambagem, pois estamos no ramo de soluções automotivas há mais de 40 anos.

Estamos localizados no município de Poá, Zona Leste de São Paulo, sendo que a Castello Centro Automotivo é considerada a única oficina sustentável da região!

Oferecemos um diagnóstico e análise de 70 itens gratuitos para seu carro, além do serviços de leva e traz (delivery) também gratuito. 

Além disso, temos uma equipe excelente repleta de profissionais constantemente treinados e prontos para oferecer o melhor serviço, que possuem garantia e possibilidade de parcelamento em até 6x sem juros. 

Incrível, não é mesmo? Mas não para por aí. Nós também oferecemos um presente de aniversário, aviso de troca de óleo e outros serviços exclusivos para os nossos clientes.

Então, não fique esperando a solução, venha nos conhecer e conheça melhor nossa oficina, equipe e serviços. Trabalhamos com preços competitivos!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)