Cuidados com o carro: 6 dicas que você deve seguir para mantê-lo em boas condições

Algumas pesquisas mostram que o carro é a paixão dos brasileiros e os cuidados com o carro não podem faltar. Faz parte da família e é um bem almejado por quase todas as pessoas.

E como não se pode negar, pelo o alto valor do carro no Brasil, os cuidados com o veículo devem estar na lista de prioridades dos brasileiros e fazer parte de sua rotina para que seu patrimônio não seja prejudicado

Os maiores cuidados com o carro devem ser com seus sistemas mecânicos e eletrônicos.

E para te ajudar a cuidar desses sistemas do seu carro, listamos abaixo 6 dicas que você deve seguir para mantê-lo em boas condições:

1- Sistema de Arrefecimento

Para cuidar do carro você deve monitorar o nível de água do reservatório, pois ele controla a temperatura do motor do carro para que, ao funcionar, o motor não superaqueça a ponto de estragar as peças internas dele.

Quando a água do reservatório está baixando é sinal de que é hora de verificar se há algum vazamento neste sistema. A troca do líquido de arrefecimento também faz parte dos cuidados com o carro e deve ser feita a cada 2 anos ou 30.000km rodados.

itens internos para cuidados com o carro

2- Sistema de Injeção Eletrônica

Fazer a leitura periódica do sistema de injeção eletrônica com scanner faz parte dos cuidados com o carro.

Além disso, deve-se verificar o estado das velas de ignição e a contaminação do corpo de borboleta e dos bicos injetores.

Assim, além de cuidar do carro, você o mantém sempre com o melhor desempenho e o mínimo de consumo de combustível possível, de acordo com o modelo do seu carro.

3- Sistema de Transmissão

Este sistema dura bastante se fizer parte dos seus cuidados com o carro.

Para aproveitá-lo bem, deve-se evitar de descansar o pé no pedal de embreagem e não andar com peso excessivo no carro.

O motorista que sabe cuidar do carro, faz a troca de marchas no tempo correto e pisa completamente no pedal de embreagem para tal.

4- Sistema de Freio

Este é um dos cuidados com o carro mais importantes pois envolve também a segurança do veículo.

Quando gasto, deve-se trocar as peças relacionadas ao freio, como pastilha de freio, discos e também o fluido de freio, quando este já tiver sido usado por 2 anos.

Para estender os cuidados do seu veículo, deve-se também evitar frear bruscamente e levar excesso de peso no veículo.

cuidados com o carro

5- Pneus

Cuidar do carro mantendo a suspensão e alinhamento em dia vai fazer com que os pneus sejam conservados por mais tempo.

Utilizar o famoso “macarrão” caso o pneu fure, não é recomendável para o motorista que realmente se importa com os cuidados com o carro. Prefira os reparos com “adesivo” por dentro do pneu.

6- Fluídos

Vários sistemas do carro precisam de óleo para seu funcionamento e preservação das peças internas. Por isso, este é mais um importante item que faz parte dos cuidados com o carro.

Bônus – Mais alguns cuidados com o carro devem ser observados:

Cuidar da aparência do seu veículo também significa cuidar do carro, por isso é importante que ele não fique exposto ao sol por longo período de tempo e receba tratamento de pintura periodicamente. Os cuidados com carros brancos devem ser ainda maiores para que a cor não amarele.

Manter os bancos, tapetes e teto também faz parte dos cuidados com o carro.

Para deixar estes itens sempre em boas condições, evite o consumo de alimentos e bebidas dentro do carro.

bancos de carro

Os cuidados com o carro vão além de sua aparência e funcionamento

Não só dar atenção à aparência e ao funcionamento do veículo faz parte dos cuidados com o carro, mas também colocá-lo no Seguro e sempre guardá-lo em estacionamentos pode evitar grandes prejuízos e dores de cabeça.

Afinal de contas, todos estamos sujeitos a acidentes ou colisões.

Cuidados com o carro: Não deixe isso pra lá!

Para o brasileiro, o carro é um bem “bem” caro e faz parte do seu patrimônio.

Por isso, cuidar do carro, mantendo seus sistemas mecânico e eletrônico, além da aparência interna e externa dele faz parte dos cuidados com o carro e são fundamentais para mantê-lo com o valor adequado.

Aproveite e consulte a Tabela FIPE aqui.

Deixe uma resposta

Fechar Menu