Fluido de freio: quando saber a hora de trocar?

Se deseja ter um carro em perfeito estado e com o melhor desempenho, é fundamental que você saiba tudo sobre fluido de freio. Para isso, preparamos este post com algumas dicas sobre a troca.

O seu carro pode apresentar alguns sinais de que está na hora de realizar a troca de fluido de freio. É importante lembrar que a segurança de todos esta em risco quando se negligência a manutenção do seu carro.

Por isso, é fundamental que você fique atento à todos os sinais que o seu automóvel pode apresentar com relação ao fluido de freio. 

Vale ressaltar, que o sistema de freio é o mais importante do seu veículo e por este motivo, deve-se verificar também, as pastilhas de freio.

Toda precaução é válida! Para te auxiliar nos cuidados preventivos com o seu veículo, listamos alguns sinais que podem indicar a necessidade de realizar a troca. Confira abaixo! 

troca de fluido de freio

Prazo de validade

Muitas pessoas não sabem, mas o fluido de freio tem validade. O que acontece é que com a exposição do sistema de freio no ambiente, o fluido perde as suas propriedades. 

Ou seja, com o passar do tempo, o prazo de validade do fluido de freio vence e assim, as chances de se acumular água no reservatório e tubulações aumentam. 

Nestes casos, os líquidos podem ferver e comprometer o sistema de frenagem. 

O prazo para troca de fluido de freio varia de acordo com o tipo de carro. Mas, no geral pode variar entre um e dois anos, apenas. 

No entanto, é recomendado verificar o manual do veículo para saber corretamente o prazo da troca de acordo com a quilometragem. 

Nível de fluido de freio abaixo do mínimo

Para evitar que problemas comprometam o seu sistema de freios, é importante verificar os níveis do fluido.

Além disso, é importante ressaltar que ao contrário dos outros líquidos, ele deve ser substituído e não somente completado. 

Isto quer dizer que, quando realizar a troca de fluido de freio, você deve drenar todo o líquido e somente depois, colocar o novo. 

O serviço pode ser feito sem dificuldade em uma oficina de confiança!

Lembre-se que mesmo que o fluido esteja pouco abaixo do nível mínimo é hora de realizar a troca de fluido de freio. 

Luz acesa no painel 

Nos casos onde há vazamento do fluido de freio, certamente a luz-espia se acenderá no painel de instrumentos. 

Para não errar, essa luz geralmente é um ícone de exclamação entre parênteses, na cor vermelha. 

Pode ser que ela acenda antes mesmo de você planejar quando trocar fluido, mas quando acender é importante que você verifique o seus sistemas. 

Esta luz pode indicar diversos defeitos. Sendo assim, o recomendado é que você vá até a sua oficina de confiança para que o problema seja solucionado. 

Dificuldade em acionar o sistema de freio  

cano de fluido de freio

Quando há o acúmulo de água, o sistema de freio apresenta um sintoma muito comum: ao pisar no freio, o curso do pedal fica mais longo, transmitindo uma sensação de esponjosidade. 

Em outros casos mais graves, é possível notar que o freio não funciona em momento algum. 

Neste caso é fundamental que você realize a troca de fluido de freio imediatamente, pois o comprometimento do sistema pode causar acidentes graves. 

A prevenção é a melhor opção! Faça a troca de fluido de freio regularmente. 

troca de fluido de freio

A melhor opção para se ter um carro com o máximo do seu desempenho e livre de problemas é realizar a manutenção preventiva.

O prazo ideal pode variar de  acordo com o modelo do seu carro, para saber qual é o recomendado para o seu veículo, consulte o manual do proprietário. 

Quando notar alguma irregularidade, mesmo após uma manutenção, é imprescindível eu você leve o seu automóvel para um especialista. 

Muitos problemas podem surgir no seu veículo e para a sua segurança e da sua família é ideal que você tenha em mente que quando trocar o fluido, será necessário avaliar os demais sistemas.

Assim, as suas viagens e passeios não serão comprometidos devido à ausência de manutenção ou devido à falta de troca de fluido de freio. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu