Qual a frequência de lavagem de carro e como fazer da melhor forma?

A lavagem de carro é fundamental, pois os resíduos podem prejudicar tanto a sua saúde, quanto o interior do seu veículo. Além disso, a falta de cuidado pode desvalorizar o seu automóvel, em uma possível revenda. Por isso, preparamos este post com as melhores dicas sobre como lavar o carro. 

Muitos motoristas cuidam da lavagem de carro e utilizam produtos para lavar carros apenas na lataria. 

No entanto, o cuidado com o interior é fundamental para não comprometer a integridade do seu automóvel. 

Além dos problema de saúde que podem ser decorrentes da falta de higienização, os resíduos que ficam no interior do carro podem comprometer a carroceria com manchas e até mesmo o mau cheiro decorrentes da falta de lavagem de carro. 

Mas, quando falamos em frequência de lavagem de carro cada proprietário segue uma. 

Segundo a alemã BASF, o prazo ideal para realizar a lavagem de carro é a cada duas semanas. Porém, é importante que você não deixe acumular sujeira no seu automóvel. 

Atualmente existem diversos produtos para lavar carros e sabendo disso, preparamos este post com dicas para você aprender agora mesmo como lavar o seu

Como lavar o carro por fora

A lavagem de carro é ideal, mas você sabe como lava-lo corretamente? Siga o passo a passo abaixo e deixe o seu carro sempre impecável!

1.  Escolha bem onde irá lavar 

Antes de iniciar a lavagem de carro com os produtos adequados, você deve escolher muito bem o local. 

É importante que o seu carro esteja na sombra, pois do contrário, o calor fará com que ele seque rápido e assim, a lataria poderá ficar com manchas. 

O local mais recomendado é na garagem, mas se não houver, escolha outro local com sombra. 

Além disso, antes de molhar o carro lembre-se de fechar as janelas e os pára-brisas. 

Inicie a lavagem de carro com os tapetes, pois assim que terminar o resto eles já estarão secos, provavelmente. 

Os produtos para lavar carros mais recomendados são uma escova, água e sabão. 

2. O segredo é a água sem pressão

Uma boa lavagem de carro não precisa ser feita com jatos de água. Muito pelo contrário, a pressão da água pode até danificar a pintura do automóvel. 

Jogue a água com a mangueira e depois passe a esponja com sabão. Lembre-se de realizar a lavagem  por partes, mas desde que seja de cima para baixo.

3. Retire toda a sujeira e enxague muito bem para evitar manchas

Você deve retirar a sujeira mais pesada das rodas e da parte de baixo da lataria do veículo com uma escova. 

Utilize a mangueira para limpar o assoalho e também, para limpar os diferentes ângulos das rodas. 

Além disso, sempre que acabar uma parte enxágue a espuma dos produtos para lavar carros e nunca se esqueça de deixar a lataria sempre molhada. 

Quando for secar, utilize toalhas de algodão ou microfibras. Antes de finalizar a lavagem de carro certifique-se de que os tapetes estão secos e somente depois coloque-os no lugar. 

Mas, como fazer a lavagem de carro por dentro?

Após concluir a lavagem de carro por fora, está na hora de iniciar a limpeza com produtos para lavar carros no interior. 

Separe um pincel, pois com ele você consegue limpar os painéis do automóvel, encaixes e até mesmo os botões.

O pincel é uma ferramenta ideal para remover poeira e demais resíduos no ar condicionado. Mas, você também pode utilizar um aspirador de pó. 

A fim de deixar o seu carro impecável você deve  seguir uma ordem, assim como a lavagem de carro externa você deve seguir alguns passos para limpar o interior:

1. Comece pelo teto 

Para iniciar a lavagem de carro pelo  teto, você deve remover primeiramente, o acúmulo de poeira com uma escova e um pano seco. 

Após isso, você pode utilizar uma mistura de produtos para lavar carros como, por exemplo, água, detergente neutro e desinfetante em um borrifador. 

Espalhe bem a mistura e passe o pano por cima, de forma com que você faça toda a lavagem de carro e o seu teto fique completamente limpo. 

2. Limpe os bancos de tecido e de couro

Os produtos utilizados nos bancos, sejam eles de tecido ou de couro devem ser aplicados com um pano, mas evite esfregar para não causar atrito. 

Caso utilize um limpa carpete no estofado, você pode aplicar, deixar descansar e depois remover com um pano. 

Já os bancos de couro devem ser higienizados com produtos para lavar carros diferentes, já que são mais fáceis de limpar e não acumulam sujeiras. 

Para limpá-los você pode usar um pano úmido e sabão de coco. Depois disso é só remover com um pano seco.

A hidratação do couro na lavagem de carro é fundamental para que eles não ressequem. Esta manutenção deve ser feita a cada seis meses com um produto específico. 

3. Lavagem de carro: painéis e vidros

Lavar o carro é parte fundamental da manutenção do seu automóvel, é importante que você limpe todas as superfícies com as substâncias corretas, pois alguns produtos para lavar carros podem ressecar o plástico. 

Para os vidros, você deve investir em produtos para o material. Assim como os utilizados para as janelas da sua residência. 

lavagem de carro

4. Não se esqueça do ar-condicionado 

O sistema de refrigeração do seu automóvel deve estar incluso na lavagem de carro, pois ele acumula resíduos e ácaros. A longo prazo, isto pode se tornar um risco para  a sua saúde. 

Para evitar qualquer problema ao realizar a lavagem de carro, você deve substituir o filtro de cabine, pelo menos, uma vez ao ano. 

Não se esqueça de realizar, também limpeza das tubulações do ar-condicionado. 

Faça a lavagem do seu carro corretamente e garanta que ele sempre esteja livre de resíduos

A lavagem de carro é ideal para deixar os seu automóvel em perfeitas condições. 

Dessa forma, você não terá problemas de saúde e a sua carroceria estará sempre impecável. 

Para que o seu carro tenha uma vida útil longa e livre de problemas é importante ter uma oficina de confiança, somente profissionais capacitados podem te auxiliar na lavagem de carro. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu