A importância da manutenção preventiva de carros

A importância da manutenção preventiva de carros

A Real Importância da Manutenção Preventiva de carros

Um carro é composto por muitos sistemas mecânicos e eletrônicos.

A tecnologia avança a cada dia, sempre com a intensão de fazer com que o veículo automotor tenha seu desempenho cada vez melhor, mas para isso não se pode negligenciar a importância da manutenção preventiva de carros.

Ao seguir a risca o que o manual do carro pede, você demonstra que conhece a importância da manutenção automotiva. Isso quer dizer que você nunca ESPERA o carro dar algum PROBLEMA, mas sim, RESPEITA “o prazo de validade” de todos os sistemas do carro é formado deixando a manutenção preventiva automotiva sempre em dia.

Por isso, se você é um condutor consciente, conheça a importância da manutenção preventiva do seu veículo!

Considerar a importância da manutenção preventiva automotiva é dever do condutor!

Os condutores que não sabem a importância da manutenção preventiva de carros ficam para trás…

Pesquisa realizada pelo Instituto Scaringella Trânsito aponta que a negligência quanto a importância da manutenção preventiva de veículos está relacionada a cerca de 30% dos acidentes urbanos e rodoviários no Brasil.

A conclusão é que a falta de manutenção preventiva automotiva triplica os riscos e é por isso que se fala tanto da importância da manutenção preventiva.

Segundo publicação do Portal do Trânsito, considerar a importância da manutenção preventiva diminui drasticamente o número de acidentes.

Portanto, fique atento!

Os GANHOS de Realizar a Manutenção Preventiva de veículos são significativos demais pra você não se importar com eles!

ECONOMIA está diretamente ligada a importância da manutenção preventiva!

Economia em $ – Sim, você economiza dinheiro quando considera a importância da manutenção preventiva automotiva! Isso porque quando uma peça está muito gasta ela “força” outro peça, tanto nos sistemas eletrônicos quanto nos sistemas mecânicos, como suspensão ( um amortecedor “estourado” “força” outras peças como, bandeja, buchas, bicicletas e PNEUS)

Economia De Combustível – Os carros de hoje em dia são projetados para funcionar em uma temperatura adequada (de 92° a 105° C). Assim, ele mantém o mais baixo consumo de combustível possível. Sem levar em conta a importância da manutenção preventiva automotiva, o desgastes de algumas peças influencia nesta temperatura e o consumo aumenta.

Segurança – Quem negligencia a importância da manutenção automotiva, coloca em risco a sua vida e também de outras pessoas. Alguns sistemas são diretamente relacionados á segurança: Freio, Suspensão e Parte Elétrica.

Valorização no momento da Venda – Quando um possível comprador percebe que você sabe da importância da manutenção preventiva, o negócio flui muito mais rápido, pois o condutor que considera a importância da manutenção preventiva de veículos deixa o carro sem barulhos ou falhas, com pneus bons, água do radiador limpa e tratada e suspensão em ordem, aumentando assim o seu valor.

Veja os principais itens da Manutenção preventiva automotiva:

  • Óleo do motor
  • Fluido de Freio
  • Fluido da Direção hidráulica
  • Fluido da Transmissão (câmbio)
  • Fluido de Arrefecimento (água do radiador)
  • Alinhamento e Balanceamento
  • Bicos injetores (limpeza)

Para a manutenção preventiva de veículos é necessário verificar se outros componentes também já estão em vias de serem substituídos, por isso, a cada Troca de Óleo, faça um CheckList.

Oficinas de confiança sabem da importância da manutenção preventiva de carros!

E costumam adotar processos de trabalho que garantam a importância da manutenção preventiva automotiva, afinal de contas, não é saudável nem para o cliente nem para a Oficina que o cliente tenha que parar seu carro toda hora para resolver algum probleminha.

Outro indicativo para que você identifique se a oficina tem mesmo o foco de realizar a Manutenção Preventiva de carros ou não, é se existe um sistema de controle dos serviços realizados no carro a cada ida á oficina.

Assim, o mecânico consegue acompanhar a data e a quilometragem em que algum item foi revisado, sem precisar trocá-lo novamente por falta de controle, mostrando, na prática, a importância da manutenção preventiva.

Em outras palavras: a Importância da manutenção preventiva!

Por mais avançada que a tecnologia esteja, nada dura para sempre e agora que você entendeu a importância da manutenção preventiva, aproveite cada troca de óleo para pedir uma avaliação de outros sistemas do seu carro e se certifique das condições de cada fluido, respeitando assim, o programa de manutenção preventiva automotiva.

Desta forma, você obtêm vantagens como economia de combustível e ainda terá seu carro valorizado na hora da venda, além de contribuir para a segurança no trânsito, demonstrando também que você já sabe muito sobre a importância da manutenção preventiva.

Aproveite para consultar o valor do seu carro na Tabela FIPE.

Deixe uma resposta

Fechar Menu