Tudo o que você precisa saber sobre o que é injeção eletrônica

Muitos buscam por o que é injeção eletrônica por não saber sobre o seu funcionamento. Saber sobre como funciona este sistema é fundamental para qualquer motorista que deseja manter o seu carro em perfeito funcionamento. Para auxiliá-lo, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre este assunto

O sistema de injeção eletrônica tem a função do antigo carburador e por mais que muitos motoristas não saibam o que é isso e nem como ela funciona, este sistema foi implementado em nosso país 1989 com o lançamento gol gti, o primeiro carro equipado com este sistema.

O sistema de injeção eletrônica controla várias atividades do motor do seu veículo como, por exemplo, a entrada do combustível e a pressão do ar, gerenciando assim todo o funcionamento do motor.

injeção eletrônica

Qual a função do sistema de injeção eletrônica?

Primeiramente você deve saber que o sistema é responsável por mandar o combustível para o motor do veículo, de forma controlada. 

O equilíbrio do envio é feito através de uma central eletrônica, que analisa o motor e seu funcionamento. Assim, ele ajusta a alimentação para que haja um melhor desempenho e eficiência do motor do seu carro.

Uma das principais funções do sistema de injeção eletrônica é a redução de gases poluentes. Por isso, a central eletrônica controla a entrada do combustível e também o ar do motor.

Pois, de acordo com as faixas de rotação, a combustão é mais eficaz, o veículo estará com mais energia e o nível das emissões de gases será reduzido. 

O sistema de injeção eletrônica e responsável pelo controle da marcha lenta, tempo de injeção, ignição, avanço do sistema e outros.

Classificação dos componentes do sistema de Injeção Eletrônica

Os componentes do sistema de injeção eletrônica são classificados em:

  • Sensores; 
  • Atuadores;
  • Central eletrônica

Desta forma, enquanto os sensores identificam as condições do seu automóvel, os atuadores fazem as correções a fim de garantir o melhor desempenho.

A central eletrônica, por sua vez, gerencia o funcionamento do motor, seguindo as informações enviadas pelos sensores. Além disso, ela controla a injeção de combustível e armazena os dados de funcionamento a fim de monitorar o sistema e indicar possíveis problemas e/ou deficiências.

injeção eletrônica

3 vantagens de se saber o que é injeção eletrônica

O sistema de injeção eletrônica possui três vantagens únicas: 

  1. O funcionamento do sistema cuida para que o motor esteja sempre em sua condição ideal. O que torna o processo de combustão mais eficiente;
  2. Com o aumento na eficiência, o seu automóvel se torna mais econômico, pois ele consome menos combustível;
  3. Não se preocupe com os antigos problemas de partida pela manhã fria, pois o sistema de injeção eletrônica não possui afogador e sim, um gerenciamento eletrônico, o que facilita a partida do veículo se comparado com um veículo carburado.

A principal vantagem desse sistema é que ele emite um relatório detalhado sobre o motor através de um scanner automotivo. 

Para isso, busque uma oficina de confiança, pois eles saberão te orientar sobre o sistema de injeção eletrônica e como ela funciona

Os cuidados que devem ser tomados

Este assunto é simples de compreender, mas identificar os seus problemas pode não ser tão simples assim. Pois, o seu veículo pode continuar funcionando mesmo com problemas neste sistema. 

Por isso, ao buscar por como funciona a injeção eletrônica e a diferença entre carburador x injeção eletrônica, você verá que o principal indicador de que há um problema é a luz acesa no painel. 

Quando ela está acesa é importante que você busque uma orientação profissional, pois o mau funcionamento do sistema de injeção pode comprometer diversos dos seus componentes e encarecer ainda mais o orçamento na oficina. 

Os problemas podem acontecer devido à impurezas, uso de combustível adulterado, problemas no catalisador e falhas na leitura da sonda lambda, que é localizada no coletor de escape do seu veículo.

Além da luz indicativa no painel, pode ser que o carro também apresente falhas, como por exemplo:

  • aumento no consumo do combustível
  • perda da potência do seu veículo
  •  dificuldade em dar partida; 
  • problemas com a marcha lenta. 

Cuide do seu veículo

Saber o que é injeção eletrônica é fundamental para manter a saúde e longevidade do seu automóvel, mas para garantir que todos os sistemas estão em perfeito funcionamento é importante que você faça uma manutenção preventiva

A manutenção do seu carro deve ser feita de acordo com as especificações do manual do proprietário.

Faça visitas regularmente em uma oficina de confiança. Dessa forma, nenhum imprevisto relacionado ao sistema de injeção eletrônica acontecerá. 

O bom funcionamento do seu carro é fundamental para a sua segurança e da sua família. Não abra mão dele!

Deixe uma resposta

Fechar Menu