Oficina Mecânica Sustentável: Conheça tudo sobre Oficina Ecologicamente Correta!

Não é novidade que tudo o que fazemos no nosso dia a dia tem grande impacto sobre o nosso planeta e tem sido cada vez mais necessário e exigido que as empresas olhem para os problemas que a atividade que exercem causam no meio ambiente. Por isso, a oficina mecânica sustentável tem ganhado cada vez mais espaço.

Para minimizar os danos á natureza, a oficina deve criar um processo de trabalho baseado no cuidado com muitos detalhes. No setor automotivo isto é ainda mais importante, pois nesta área lidamos com produtos químicos que agridem violentamente o meio ambiente. Para suprir esta exigência, surge a oficina ecologicamente correta, uma empresa de serviços automotivos com um sólido projeto mecânico sustentável para se tornar uma oficina mecânica sustentável.

Requisitos para ser classificada como “oficina mecânica sustentável”

Uma oficina mecânica sustentável é aquela que adota um processo eficaz para destinar adequadamente cada elemento agressivo da maneira mais correta possível e isso tem sido cada vez mais acessível aos empresários deste setor, mas ainda há muitos profissionais que não se comprometem com essa importante tarefa e nem se preocupam com seu projeto mecânico sustentável, negligenciando a necessidade de transformar sua empresa em oficina mecânica sustentável.

Na oficina ecologicamente correta você encontra:

  • Chão uniforme, não poroso e 100% pintado.
  • Toalhas de tecido para uso dos mecânicos padronizadas
  • Caixa separadora de água e óleo
  • Sistema de captação de água da chuva
  • Telhas translúcidas
  • Recipientes de separação de embalagens e peças usadas
  • Pasta de limpeza não corrosiva e para uso dermatológico
  • Reservatório para armazenar óleo usado

oficina mecânica sustentável

De olho na Oficina

A oficina ecologicamente correta deve ter uma caixa separadora de óleo e água instalada para que, a cada lavagem de peças contaminadas com óleo, seja possível que apenas a água siga para o sistema de esgoto. Este é um importante item do projeto mecânico sustentável, pois desta forma, não se corre o risco de contaminar o lençol freático com este agente químico tão agressivo.

Além disso, o chão da oficina mecânica sustentável deve ser pintado com uma tinta especial chamada Epoxi, para que, caso caia óleo no chão, ele não adentre ao solo contaminando-o.

oficina mecânica sustentável

Um outro procedimento a ser adotado para o projeto mecânico sustentável é o recolhimento do óleo tirado do carro em tanques próprios para armazenar o produto até que ele seja retirado por uma empresa certificada que dará o uso correto a ele. Consulte os coletores de óleo lubrificante usado ou contaminado autorizados aqui. Eles são grandes parceiros da oficina mecânica sustentável!

Mas não só o meio ambiente deve ser respeitado: Uma oficina mecânica sustentável estende seus cuidados aos seus colaboradores, proporcionando que eles recebam os EPIs necessários ás suas atividades.

oficina mecânica sustentável

Toalhas de tecido para se tornar uma oficina ecologicamente correta

Em uma oficina mecânica sustentável é comum o uso de toalhas de tecido adequadas para a limpeza de peças contaminadas. Estes panos já substituíram as estopas, que foram terminantemente proibidas, mas eles devem passar por processo de lavagem que garante que o óleo neles contido não vá parar no meio ambiente. Este trabalho é realizado por empresas especializadas e certificadas e é essencial para o projeto mecânico sustentável.

Muito mais que cumprir lei, uma oficina mecânica sustentável precisa ter compromisso!

Uma oficina mecânica sustentável, não só cumpre o que é estabelecido pela lei do meio ambiente, mas também contribui com a economia de recursos naturais como água e energia para compor seu projeto mecânico sustentável. Nestas oficinas, é possível encontrar sistemas de captação de água da chuva para reúso e até sistemas de captação de energia solar ou telhas translúcidas para que se necessite o menos possível de energia elétrica. Confira aqui o crescimento do uso das fontes limpas de energia.

Atenção nos detalhes é essencial para identificar se a oficina é sustentável

Uma boa forma de identificar quando você realmente está em uma oficina mecânica que preza pela sustentabilidade é perguntando sobre o destino do óleo e peças retiradas do seu carro, observando também o pano de limpeza utilizado dentro da área de serviço ou nos carrinhos de ferramentas dos mecânicos.

A estrutura das oficinas tem mudado muito e cada vez mais é possível encontrar empresas com um projeto mecânico sustentável que vai de encontro ao que a sociedade atual necessita: Serviços automotivos de qualidade realizados em uma oficina de confiança.

Além de todo cuidado no manejo com os materiais, é preciso também que a oficina mecânica sustentável proporcione materiais específicos que contribuem para a saúde e segurança de seus colaboradores.

Deixe uma resposta

Fechar Menu