Sinais que mostram a hora de trocar a pastilha de freio

Saber quando realizar a troca de pastilha de freio é essencial para manter o seu carro em perfeito estado.

Isto porque, itens como pastilhas e discos não possuem uma validade determinada. Para te auxiliar na manutenção do seu veículo preparamos este post com algumas dicas sobre troca de pastilhas de freio.

O prazo para troca pode variar bastante, pois a vida útil delas depende de diversos fatores como, por exemplo, o tipo de veículo e até mesmo o uso em estradas ou apenas na cidade. 

Além disso, o estilo da sua direção também influencia no desgaste e em quando trocar as. Ou seja, se a direção for tranquila, certamente a duração das pastilhas será maior.

Sendo assim, os motoristas que dirigem com mais agressividade devem ficar atentos quanto a troca da pastilha de freio com mais frequência. 

No geral, a troca de pastilhas de freio deve ser feita regularmente, pois os componentes das rodas dianteiras se desgastam mais rapidamente e por isso.

Sabendo que a troca de pastilhas de freio é fundamental, você sabe o momento certo de realizar a troca? Continue a leitura para saber mais!

Quando devo trocar pastilha de freio? 

De acordo com o Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil (Cesvi-Brasil), é fundamental trocar pastilha de freio antes que elas atinjam a espessura de 2 mm. 

Isto porque, a partir dessa marca, a capacidade de freio do seu automóvel está comprometida. Sendo assim, é imprescindível realizar a troca de pastilha de freio, assim que o seu mecânico indicar o momento ideal para a troca.

Além disso, vale lembrar que as pastilhas estão em contato direto com as pinças e com os discos e por isso, deve-se avaliar as condições que ambos se encontram, pois o atrito compromete a vida útil de ambos. 

Alguns veículos possuem dispositivos que auxiliam na troca, pois indicam o nível de desgaste das pastilhas. 

Por exemplo, os modelos modernos contam com um sistema eletrônico onde a pastilha possui um sensor que aponta que o desgaste chegou ao limite ideal. Ele pode ser identificado por uma luz amarela de manutenção. 

Existem outros tipos de alertas. Um deles é o ruído que o desgaste da pastilha causa. Este ruído acontece porque o batente entra em contato com o disco. 

Além da luz amarela e o ruído, é possível identificar a necessidade da troca através do desconforto ao acionar o sistema de frenagem. Quando há um desgaste maior das pastilhas de freio, você poderá sentir o pedal mais duro.

Geralmente, os prazos para a revisão do seu automóvel é estipulado pelo fabricante. É possível saber qual o prazo correto para troca de pastilhas e demais cuidados com o carro no manual do proprietário.

No entanto, o Cesvi-Brasil recomenda realizar a checagem do sistema de troca de pastilhas de freio a cada 5.000 km rodados.

É importante estar com a revisão em dia, pois pode-se programar o melhor momento da troca de pastilhas, para não ser pego de surpresa e comprometer o funcionamento do seu veículo. 

Fique atento aos discos de freio para trocar pastilha de freio

pastilha de freio

Assim como a troca de pastilhas de freio é importante, deve-se ficar atento quanto à manutenção dos discos quando buscar por troca de pastilhas. 

Ainda que a troca de pastilha ou outros componentes não seja necessária de imediato, é importante que a espessura esteja dentro dos limites. 

Vale lembrar também que os discos e as pastilhas de freio devem sempre ser aos pares. Do contrário, pode ser que haja uma desestabilização no momento da frenagem. 

A substituição aos pares da troca de pastilha de freio também vale para: 

  • Lonas; 
  • Tambores; 
  • Cilindros de freio. 

O fluído de freio também deve passar por revisão

Muitas pessoas não sabem, mas o fluido de freio tem validade. O que acontece é que com a exposição do sistema de freio no ambiente, o fluido perde as suas propriedades antes da troca da pastilha de freio. 

Por isso, com o passar do tempo, as chances de se acumular água no reservatório e tubulações aumentam. Nestes casos, os líquidos podem ferver e comprometer o sistema de frenagem e a necessidade de trocar pastilha de freio também aumenta. 

O prazo para troca de fluido de freio varia de acordo com o tipo de carro.  No geral , a troca do fluido pode variar entre um e dois anos. Prazo que não deve ser incluído ao trocar pastilha de freio.  

No entanto, é recomendado verificar o manual do proprietário para se informar quanto ao prazo de  trocar fluido de freio ou a troca de pastilha de freio. 

A manutenção preventiva é a melhor opção!

manutenção de pastilha de freio

Como dito anteriormente, é importante estar com a manutenção do seu carro em dia e saber quando trocar a pastilha de freio. 

Portanto, é fundamental trocar pastilha de freio e também, estar atento aos outros sistemas do seu carro.

Lembre-se que para um bom funcionamento do seu veículo é fundamental que a revisão seja feita por uma oficina de confiança. Assim, você saberá quando trocar a pastilha de freio no momento certo. 

As revisões devem ser feitas de acordo com o manual do proprietário ou antes de uma viagem. Isto é recomendado, pois a necessidade de trocar pastilha de freio pode estar próxima. 

A sua segurança e da sua família está em risco, quando se negligencia a troca da pastilha de freio.

Deixe uma resposta

Fechar Menu