Página Inicial » Manutenções e Reparos » Manutenção Preventiva » Você sabe quando trocar as velas do carro? Saiba tudo sobre vela de ignição!

Você sabe quando trocar as velas do carro? Saiba tudo sobre vela de ignição!

Saber quando trocar as velas do carro é essencial para que o seu veículo opere com o máximo desempenho. Isto quer dizer que, caso elas não estejam em boas condições, o seu veículo não funcionará da maneira adequada. Descubra agora quando trocar as velas de ignição. 

Saber quando trocar as velas de ignição é essencial para conduzir um veículo com o melhor desempenho. 

Pois as velas de ignição são responsáveis por gerar faíscas na câmara de combustão e promover a explosão, decorrente da mistura de ar e combustível. Deste modo, o pistão se move para baixo e o motor do automóvel entra em funcionamento. 

Quando a vela de ignição está muito gasta, o carro não funciona adequadamente e também não entrega um desempenho satisfatório. Por este motivo, é importante que você saiba quando trocar as velas do carro. 

Vale ressaltar que o processo da queima de combustível deve ocorrer de forma ordenada e dentro do tempo correto, pois desta maneira, a explosão será gerada com um nível de força ideal para que o carro funcione adequadamente. 

Além disso, quando o processo ocorre incorretamente, o veículo perde potência e consome mais combustível, fazendo com que a emissão de poluentes na atmosfera aumente ainda mais.

Neste contexto, podemos dizer que saber quando trocar as velas de ignição é tão importante quanto saber quando trocar qualquer outro componente do seu veículo. 

A durabilidade das velas está relacionada à quilometragem que já foi percorrida, mas existem tipos de vela que duram por muito mais quilometragem. São as de Platina e as de Iridium, mas estas não estão disponíveis para todos os modelos de carro.

Dificuldades na partida, marcha lenta desregulada, aumento de consumo de combustível e desempenho abaixo do esperado, podem ser indícios que está na hora de trocar as velas de ignição.

Dada a importância de saber quando trocar as velas do carro, preparamos um post completo para você. Veja: 

  • Quando trocar a vela de ignição?
  • Como aumentar o tempo de duração da vela de ignição?
  • Trocar a vela de ignição e realizar a manutenção preventiva prolonga a vida útil do seu veículo!

Quando trocar as velas do carro?

Grande parte dos fabricantes de automóveis recomendam que a vela de ignição passe por uma verificação de rotina, a cada 10 mil quilômetros. 

No entanto, a necessidade de troca pode variar, mas não passa dos 40 mil ou 50 mil quilômetros rodados. 

Alguns sinais visíveis indicam quando trocar as velas do carro: 

  • Apresentar tonalidade amarelada, marrom ou acinzentada; 
  • Folga entre os eletrodos; 
  • Ponta da vela coberta de resíduos de carvão (está carbonizada); 
  • Ponta do isolador esbranquiçada ou com pontos pretos (a vela de ignição está superaquecendo). 
quando trocar as velas do carro

Além desses sinais, deve-se verificar se o isolador cerâmico apresenta algum trinco, pois não deve haver nenhum comprometimento na estrutura da vela de ignição.

Outro componente que deve ser verificado é a rosca da vela, caso esteja danificada pode ser um indicador de que há excesso de torque, o que pode comprometê-la na hora de retirá-la para uma verificação.  

Como aumentar o tempo de duração da vela de ignição?

Saber quando trocar as velas do carro é ideal para que você não tenha um gasto inesperado quando levar o automóvel para a revisão, pois velas muito gastas forçam os cabos de ignição e estes forçam as bobinas do carro, aumentando assim o custo na hora da manutenção

É certo dizer que o que mais afeta as velas do carro é o parâmetro de alimentação e ignição. Ou seja, os demais componentes, quando estão com problemas, comprometem a vida útil das velas. 

Por exemplo, se houver desgaste nos anéis ou até mesmo defeito nos vedadores da válvula, a vela será carbonizada e precisará ser trocada.

Trocar a vela de ignição e realizar a manutenção preventiva prolonga a vida útil do seu veículo!

A manutenção preventiva assim como estar ciente de quando trocar as velas do carro é essencial para que o seu carro tenha um vida útil longa. 

Embora o componente seja facilmente esquecido pelos condutores, é fundamental que você saiba o momento correto de quando trocar as velas do carro. 

Ao longo dos anos, diversos problemas podem comprometer o desempenho do automóvel mas, com os devidos cuidados ele pode durar por muito tempo. 

Além disso, saber quando trocar as velas do carro impede que você tenha que gastar com o reparo do veículo repentinamente. Uma vez, que a manutenção preventiva estará em dia. 

No entanto, é importante ressaltar que se houver algum sinal de que há a necessidade de antecipar a troca das velas, busque um profissional de confiança. 

Somente uma equipe especializada poderá te auxiliar no momento em que perceber que tem algo errado com seu carro.