Página Inicial » Manutenções e Reparos » Manutenção Preventiva » Quando trocar os pneus? Descubra a frequência de troca!

Quando trocar os pneus? Descubra a frequência de troca!

Saber quando trocar os pneus é fundamental para que você não seja pego de surpresa, em uma viagem, por exemplo. Assim como outros itens do seu automóvel, também  há a vida útil do pneu e você deve estar atento à ela. Se você quer aprender agora sobre troca de pneus, este post é para você. 

Muitos motoristas fazem a manutenção regular do seu carro, mas não sabem ao certo quando trocar os pneu do carro. 

No entanto, é importante ficar atento quanto aos sinais de que a vida útil do pneu está chegando ao fim , quando trocar os pneus e saber realizar a troca de pneus. 

Este tipo de atenção permite que você saiba o momento certo de trocar pneus e mais do que isso, não seja pego de surpresa com a informação de quando trocar os pneus. 

Mas, você sabe responder quando deve acontecer a troca de pneus? e qual a vida útil do pneu? Além disso, você sabe responder pneu dura quantos km?  

Grande parte dos motoristas não sabem e sabendo da importância que os pneus têm para uma boa condução do seu veículo, preparamos este conteúdo sobre quando trocar os pneus para você. 

quando trocar os pneus

Mas, quais são os tipos de pneus que existem?

Primeiramente, você precisa compreender que existem mais de um tipo de pneu, não somente quando trocar os pneus do carro e pneu dura quantos km.  São eles:

  • Diagonal;
  • Radial;
  • Simétrico;
  • Assimétrico;
  • Unidirecional.  

O pneu diagonal possui a carcaça com lonas sobrepostas, ou seja, uma em cima da outra. No entanto, existe os pneus radiais, que são mais modernos, quando comparados aos diagonais ao buscar por quando trocar os pneus. 

O pneu radial possui uma carcaça que utiliza fios perpendiculares ao plano de rodagem. Dessa forma, eles ficam para dentro do pneu e não há fricção entre as suas lonas melhorando o pneu dura quantos km. 

Essa característica permite que que o desgaste seja reduzido, assim como o aquecimento e o consumo de combustível. Ah, pensando em outro beneficio, podemos dizer que os pneus radiais possuem mais aderência e flexibilidade. 

Os pneus assimétricos possui cada metade da banda de rodagem diferente. Nele, a parte externa possui sulcos que são mais próximos para melhorar a estabilidade, nas curvas por exemplo. E aí está o motivo para saber quando trocar os pneus. 

Na parte interna, os sulcos são maiores para auxiliar no escoamento da água. 

Por este motivo, estes tipos de pneus possui indicação dos lados, pois assim na montagem você não a fará incorretamente. 

Os pneus unidirecionais são aqueles que só podem rodar em apenas um sentido. Caso você troque de lado, o pneu deve ser desmontado e remontado  do lado correto, na hora da troca de pneus.

Números na lateral: quando trocar os pneus?

Os pneus possuem três números para que suas características possam ser identificadas, entenda como compreender estas especificações:

Para deixar claro: a primeira numeração é referente à largura e está em milímetros. A segunda refere-se à altura, que é uma porcentagem da largura e a terceira significa o diâmetro interno do pneu.. Saber disso é tão importante quanto saber quando trocar os pneus do carro. 

quando trocar os pneus

Como e quando trocar os pneus do carro? 

De acordo com a lei, a altura mínima que o sulco devem conter é de 1,6 milímetros, ou seja, abaixo desse valor o seu pneu é considerado careca e você deve buscar por quando trocar os pneus. 

Quando o número estiver abaixo, você deve realizar imediatamente a troca de pneus! Pois ele não está dentro das condições ideais para rodar e você corre o risco de ter o carro apreendido por não buscado por quando trocar os pneus. 

Para facilitar essa identificação de quando trocar os pneus do carro, você pode observar um marcador de desgaste que está presente nos sulcos da banda de rodagem. 

Ele é conhecido como TWI e é o indicador que você deve saber analisar para quando trocar os pneus. Você pode localizar ele como um triângulo, ou até mesmo a sigla TWI na lateral da troca de pneus. 

Você deve seguir a linha reta que há no triângulo, quando trocar os pneus e ir até a banda de rodagem para localizar o marcador. Caso ele esteja visível, você deve realizar a troca de pneus o quanto antes. 

Neste contexto, a duração dos seus pneus pode variar. Assim como a resposta para saber pneu dura quantos km, pois isso pode variar de acordo com o local onde você dirige. 

Um pneu na cidade de São Paulo, por exemplo, pode durar entre 70 mil e 100 mil km. Já em cidades como Belo Horizonte, eles podem durar entre 40 mil e 50 mil km, por isso busque por quando trocar os pneus.  

A fim de aumentar a vida útil do pneu, você pode realizar o rodízio deles. Isso possibilita que o desgaste seja feito de forma regular e aumente a vida útil dos pneus do seu carro. 

Alguns fabricantes recomendam que o rodízio seja feito, quando buscar por quando trocar os pneus do carro, mas é importante consultar o manual do proprietário para saber qual a quilometragem correta de pneu dura quantos km. 

Faça a manutenção do seu veículo e garanta a troca de pneus regular! 

A manutenção do seu carro é fundamental para que você tenha sempre o melhor desempenho do seu veículo e saiba quando trocar os pneus. 

Os cuidados precoces com os pneus, permitem que você não seja pego de surpresa ao planejar uma viagem, por exemplo. 

Vale lembrar que a manutenção deve ser realizada em uma oficina de confiança, pois somente profissionais capacitados podem te orientar quanto a troca de pneus e saber qual a vida útil do pneu. 

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)