Página Inicial » Manutenções e Reparos » Suspensão e Freios » O que é freio ABS e tudo o que você precisa saber sobre esse sistema

O que é freio ABS e tudo o que você precisa saber sobre esse sistema

O que é freio abs é uma dúvida que não deve existir para um bom motorista. Mas, saiba que ele é melhor do que o convencional e mais do que isso, ele pode salvar a sua vida. Mas será que você sabe como funciona este sistema? Continue a leitura para saber mais. 

Saber o que é freio abs e como ele funciona é essencial para que você seja um excelente motorista. 

Isto porque, este modelo é obrigatório e pode salvar a sua vida. Mas, primeiramente precisamos te dizer que tudo é física. 

Para entender melhor compreenda que para parar um automóvel, você precisa de atrito. Por isso, caso o seu sistema de frenagem esteja comprometido, ele perde força e derrapa. 

Preparamos este post incrível para te ajudar a esclarecer. Confira: 

  • Como funciona o sistema abs?
  • Qual a mecânica do modelo de sistema abs?
  • Saber o que é freio abs faz toda a diferença! 

Como funciona e o que é freio abs?

O sistema abs é obrigatório em todos os veículos comercializados no Brasil, desde 2014. 

A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), determinou a adoção gradativa do sistema abs a partir de 2010 e é importante que todos os motoristas saibam sobre este sistema de frenagem.

Primeiramente, a função do sistema abs não é fazer com que o carro freie rapidamente. É importante frisar que a real função dele é permitir que o motorista continue tendo controle sobre o veículo. 

De qualquer maneira o ABS freia mais rápido em grande parte dos terrenos.  Para que você compreenda melhor a função e entenda como funciona o freio abs, imagine a seguinte situação: 

Você está dirigindo e se depara repentinamente com um obstáculo, seja ele um animal ou qualquer outra coisa. Nesta ocasião não só é importante que você freie, bem como é essencial que você desvie do obstáculo, o que fica difícil de acontecer, com o sistema de frenagem sem o ABS

Conseguiu compreender o que é freio abs? Pois é essa estabilidade que o ABS deve proporcionar para o condutor. 

freio abs

A recomendação é: afunde o pé no sistema abs

Se os demais sistemas de freio pedem cautela, o sistema abs deve ser utilizado com firmeza. 

Lembre-se que ao pisar no freio, você pode sentir trepidações e isto nada mais é que o sistema funcionando perfeitamente mas, se isso acontecer, não precisa ficar receoso.

Qual a mecânica do modelo de sistema abs?

O freio abs possui 4 componentes:

  • 4 sensores de velocidade, um em cada roda;
  • 1 bomba hidráulica com fluido de freio;
  • 4 válvulas hidráulicas, que recebem o fluido, caso seja um sistema de quatro canais;
  • 1 controlador eletrônico, para monitorar sensores de velocidade e acionar o freio abs quando necessário

Caso o controlador detecte que uma das quatro rodas do veículo está desacelerando de forma diferente das demais, ele ativa a válvula hidráulica no freio da roda em questão. 

Isto é fundamental pois reduz a força da frenagem e coloca o freio abs em funcionamento. Ou seja, quando ela retorna a velocidade, a válvula reintroduz a pressão para poder segurá-la novamente. 

Os dois ciclos desse processo são repetidos em, mais ou menos, 15 vezes por segundo. 

O freio abs faz toda a diferença! 

Saber o que é freio abs e como funciona o freio abs é essencial para ser um bom motorista. 

Isto porque, o sistema é essencial para garantir a sua segurança e dos demais a sua volta. Como pôde aprender ao longo deste conteúdo, o sistema abs é o que permite que o seu carro tenha estabilidade em uma situação de risco. 

Vale lembrar, que mesmo os motoristas mais experientes podem ser pegos de surpresa. Por isso, saber o que é freio abs e mais do que isso, saber como funciona o freio abs é essencial para dirigir em segurança. 

Além de saber o que é freio abs, você deve estar atento à manutenção preventiva do seu carro. Pois, é durante a inspeção que os técnicos verificam se há algum sistema comprometido. 

Mesmo que cada montadora sugira um prazo para as manutenções, esteja certo de que tudo está em dia antes de pegar a estrada. 

Quando se trata de veículos e sistema de freios, precisamos lembrar que todo o cuidado é pouco. Todos os sistemas devem funcionar em conjunto, de modo com que os acidentes sejam cada vez mais reduzidos. Deste modo, a sua manutenção deve ser realiza por uma equipe especializada pois, somente os profissionais capacitados podem identificar possíveis problemas no seu sistema abs.