Rodízio de pneus: fazer ou não fazer?

Fazer o rodízio de pneus permite que todos tenham o mesmo nível de desgaste. Fazer corretamente este procedimento é fundamental para a segurança do seu veículo.

Para te auxiliar, preparamos este post com algumas dicas de como fazer rodízio de pneus:

rodízio de pneus

Fazer o rodízio de pneus é imprescindível para a sua segurança e de sua família. 

O rodízio é importante também para a manutenção dos demais sistemas do seu automóvel. 

O rodízio de pneus é a troca da posição dos pneus entre os eixos traseiros e dianteiros. De modo com que você possa garantir que a borracha se desgaste por igual.  

Afinal de contas, a maioria dos carros tem tração na dianteira e isso faz com que os pneus dianteiros se desgastem mais que os traseiros

É importante incluir o estepe no rodízio. Mas, desde que ele tenha as mesmas dimensões que as demais rodas!

No entanto, realizar o rodízio é indicado e o período varia, pois depende de diversos fatores como, por exemplo, o modo que você dirige, a marca e a qualidade dos seus pneus. 

Sabendo da importância do rodízio preparamos um conteúdo completo para você saber quando fazer o rodízio de pneu. Continue a leitura!

Qual o melhor momento para fazer o rodízio de pneus?

Quando fazer o rodízio de pneu pode variar muito. De um modo geral, varia de acordo com as especificações do manual do proprietário e até mesmo, da marca e/ou tipo do pneu do seu veículo. 

A recomendação para realizar o rodízio quando o seu automóvel atingir entre 5.000 e 10.000 km rodados. 

No entanto, algumas marcas recomendam que você faça o revezamento a cada 8.000 km para os pneus radiais e 5.000 para diagonais. 

Vale ressaltar também, que é recomendado realizar o balanceamento e a geometria do veículo. 

Para toda manutenção e revisão, você deve contar com um mecânico de confiança, pois somente ele poderá te auxiliar na avaliação da necessidade da troca de pneus. 

Ainda assim, é importante que você leve o seu automóvel para uma revisão periódica e preventiva. Desta maneira, todo o seu carro será avaliado. 

Uma dica importante também é calibrar os seus pneus toda semana, de acordo com a pressão recomendada.

Como fazer rodízio de pneus no veículo?


rodízio de pneus

Alguns especialistas dizem que deve-se realizar o rodízio de pneus em x, isto é, colocando o pneu dianteiro esquerdo à direita do eixo traseiro e o pneu dianteiro direito á esquerda do eixo traseiro, mas isso só poderá ser feito com pneus que não são bidirecionais.

Mas, se os pneus forem unidirecionais?

Nestes casos, a regra do X não é indicada. Para realizar o procedimento, você somente trocará os dianteiros pelos traseiros, sem inverter os lados.

Isto porque, para passar o pneu unidirecional para o lado contrário será necessário desmontar o pneu e inverter o aro.

Nos modelos 4×4 pode ser feito o rodízio de pneu?

Nos automóveis com tração 4×4 o rodízio de pneus devem ser feitos em X, mas desde que os pneus não sejam unidirecionais. 

No entanto, caso o seu veículo possua eixos com as medidas diferentes é importante lembrar que o rodízio de pneus deve ser feita trocando os pneus dos mesmos eixos entre si. 

 Faça a manutenção e o rodízio de pneus periodicamente!

rodízio de pneus

 Para garantir que o seu veículo esteja sempre em dia, você deve buscar por como fazer rodízio de pneus regularmente. 

No entanto, fique atento quanto às especificidades da marca e da montadora do seu carro. 

Cuidados como estes possibilitam uma vida útil muito maior para os seus pneus. Além disso, você economiza muito realizando o rodízio de pneus. 

Quando não se busca por quando fazer rodízio de pneu, eles tendem a se desgastar desigualmente. Assim, você terá que comprar apenas um par de pneus, sendo que poderia realizar o revezamento deles. 

Com a manutenção preventiva em dia, o seu mecânico indicará sempre o melhor momento para fazer o rodízio de pneus.

Deixe uma resposta

Fechar Menu