Saiba a hora certa de trocar a água do radiador

Trocar água do radiador é fundamental para que o seu veículo funcione corretamente, pois o seu bom desempenho previne contra superaquecimentos ou obstrução do radiador. Por isso, preparamos este post para te auxiliar na troca do aditivo para radiador.

No seu veículo, diversos líquidos são importantes para que haja um bom funcionamento. Entre eles estão o líquido de arrefecimento, que é o líquido responsável por refrigerar o motor.

O sistema de arrefecimento e o líquido de arrefecimento, é um dos principais responsáveis pela boa conservação do motor. 

Para melhor compreensão faça a seguinte analogia: o aditivo para radiador é como o sangue que corre em nossas veias. 

No entanto, ao contrário do sangue que leva oxigênio e nutrientes, o líquido de arrefecimento percorre o radiador e as cavidades do cabeçote para manter a temperatura correta. 

Vale lembrar que ao longo da vida útil do seu automóvel podem surgir diversos defeitos em mangueiras, radiador e outros devido à necessidade de trocar água do radiador.

Porém, deve-se realizar a manutenção preventiva de todos os elementos, pois a curto prazo pode-se comprometer o funcionamento do sistema. 

Para entender melhor sobre o assunto, preparamos este post repleto de dicas sobre trocar aditivo para radiador. Continue a leitura!

trocar água do radiador

Importância do radiador do carro e do aditivo para radiador

O radiador fica instalado entre o motor e a grade dianteira do seu veículo e ele faz parte do seu sistema de arrefecimento junto com o líquido de arrefecimento. 

É o radiador que previne o calor em excesso no motor do seu veículo. Deste modo, é indispensável que se procure por trocar a água do radiador, evitando assim, graves danos aos motor do seu carro.

Além disso, ao controlar a temperatura quando trocar água do radiador, ele melhora a conservação da textura e da viscosidade do óleo. 

Ao trocar aditivo para radiador, você também contribui para a diminuição do desgaste das peças do sistema de arrefecimento. Assim, ao trocar a água do radiador, você conserva por mais tempo os componentes do sistema de arrefecimento.

As peças do sistema de arrefecimento como, por exemplo, mangueiras, válvula termostática e bomba d´água também são preservadas quando se busca por trocar aditivo para radiador. 

Quais são as características do aditivo para radiador

O líquido de arrefecimento que é misturado em uma porção de água, no reservatório do radiador, é composto de detergente que evita a degradação dos componentes dos sistema e das partes metálicas. 

No entanto, o aditivo para radiador é composto por etilenoglicol  que aumenta a temperatura de ebulição da água e diminui o ponto de congelamento antes de trocar água do radiador. 

Desta maneira, o motor do seu veículo é resfriado por mais tempo com a água aditivada no estado líquido. De modo que o nível do reservatório não varie, antes de o aditivo. 

Afinal de contas, quando devo trocar água do radiador?

A recomendação para trocar água do radiador mais comum é a cada 30 mil quilômetros ou a cada 12 meses, caso a quilometragem não tenha atingido este número. 

No entanto, é recomendado que você sempre verifique os níveis do reservatório do aditivo para radiador, pois caso haja alguma perda pode ser que haja um vazamento no seu sistema. 

Vale ressaltar que o fluido possui prazo de validade e deve ser substituído, ao trocar o aditivo, para que ele não perca as suas propriedades. 

A dica é: confira o manual do seu automóvel para saber qual o prazo indicado para trocar aditivo para radiador e para saber sobre os demais sistemas. 

Onde devo trocar o líquido de arrefecimento?

Para trocar água do radiador é recomendado que você realize o procedimento em uma oficina de confiança, mesmo que este tipo de serviço seja oferecido nos postos de abastecimento antes de buscar por trocar aditivo. 

Lembre-se que o aditivo para radiador percorre outras partes do motor e do sistema de resfriamento e por isso, deve ser trocado por um profissional especializado em trocar água do radiador. 

Somente um mecânico especializado poderá trocar água do radiador com precisão e realizar a mistura corretamente. De modo com que o seu sistema se mantenha integro ao trocar aditivo para radiador. 

Nunca usei aditivo para radiador, o que fazer?

trocar água do radiador

Assim como dito anteriormente, é imprescindível que você vá à uma oficina, mesmo se desejar completar o reservatório do radiador. 

Pois, o acúmulo de resíduos e até mesmo a suspeita de vazamento pode comprometer o seu sistema de arrefecimento antes de você optar por trocar o aditivo. 

Realize uma manutenção preventiva e não comprometa a eficiência do seu automóvel ao trocar água do radiador!

A prevenção sempre será a solução para diversos problemas relacionados à trocar água do radiador e aditivo para radiador. 

Isto porque, com a manutenção preventiva dos sistemas do seu automóvel é possível identificar vazamentos do líquido de arrefecimento e outros. 

Para que o seu carro tenha uma vida útil longa e livre de problemas é importante ter uma oficina de confiança, somente profissionais capacitados podem trocar água do radiador e realizar a manutenção do seu motor.  

Deixe uma resposta

Fechar Menu