Página Inicial » Manutenções e Reparos » Suspensão e Freios » Como saber quando trocar disco de freio?

Como saber quando trocar disco de freio?

Trocar disco de freio é imprescindível para garantir a segurança do seu automóvel, pois esta peça faz parte do sistema frenagem e o seu mau uso pode causar sérios acidentes. Descubra agora quando realizar a troca do disco de freio. 

Discos e pastilhas não possuem uma validade determinada, no entanto, a troca do disco de freio pode variar devido à diversos fatores como, por exemplo, o estilo de direção, tipo do veículo e até mesmo as estradas onde ele é conduzido. 

Os condutores que dirigem com mais agressividade tendem a realizar a troca de disco de freio com mais frequência. 

A manutenção do veículo é fundamental para mantê-lo em seu perfeito estado, poi ela garante que todos os sistemas sejam verificados e caso haja necessidade, algum componente seja trocado antes de apresentar um sério. problema. 

A troca de disco de freio, pode ser realizada quando notar algum tipo de dificuldade em frear, sentir o carro vibrando ao acionar o freio ou até mesmo quando atingir uma determinada quilometragem.

Mas, para que você possa compreender melhor o momento de realizar a troca do disco de freio, separamos alguns sintomas que indicam este momento.  Confira agora tudo sobre trocar disco de freio:

3 sintomas que mostram que você deve trocar disco de freio

Alguns sintomas podem apontar que chegou a hora de realizar a troca do disco de freio. 

É fundamental que você esteja atento a estes sinais pois, os discos são parte fundamental do sistema de frenagem e o seu comprometimento é prejudicial tanto para a sua segurança, quanto para a preservação do automóvel.  

1. Carro vibrando ao frear

Em alguns casos, quando há a necessidade de se trocar disco de freio, o acionamento do sistema pode fazer com que o carro vibre. 

Isto acontece, pois o disco de freio quando está muito gasto, está mais suscetível ao empenamento por choque térmico, o que causa trepidações ao pisar no freio, fazendo-se necessário trocar disco de freio. 

A vibração acontece devido às ondulações que estão presentes na superfície da pista de frenagem, antes de trocar disco de freio. Essas ondulações são derivadas do desgaste incorreto das pastilhas de freio e até mesmo da má qualidade das mesmas ou uso em condições severas sem trocar disco de freio. 

São esses fatores que causam as deformidades na estrutura do disco e que comprometem o sistema de frenagem, de modo com que a trepidação aconteça e seja necessária a troca de disco de freio. 

trocar disco de freio

2. Dificuldades para frear

Muitas vezes, as faixas rebaixadas ou porosas se formam ao longo do tempo e são elas que impedem que as pastilhas tenham contato com o disco de freio e o sistema de frenagem fica comprometido devido à elas. 

Este tipo de problema é o que faz com que a frenagem leve mais tempo para acontecer. Nestes casos é muito comum aplicar mais força no pedal para acionar o freio. 

Vale ressaltar que ao notar esta dificuldade para frear, você deve ir à uma mecânica para trocar disco de freio com urgência, pois a tendência é que a dificuldade aumente com o passar do tempo. 

3. Trocar disco de freio quando atingir 40 mil quilômetros (de acordo com o manual do proprietário)

Trocar disco de freio a cada 40 mil kms é uma recomendação genérica, pois acredita-se que quando atingir essa quilometragem é provável que os limites tenham sido atingidos. 

Entretanto, para ter certeza de qual o período específico para o seu veículo, deve-se ir até uma oficina e pedir que se meça a espessura do disco para ter certeza de que ela está dentro do limite recomendado.

A troca de disco de freio é essencial para a preservação do seu veículo!

O desempenho do seu carro e a maneira que leva a sua condução possuem grande influência no momento em que deve-se trocar disco de freio. 

Sabendo disso, é importante que você saiba identificar os sintomas que o seu veículo demonstra, pois eles são sinais físicos de um problema que está comprometendo o seu sistema de frenagem. 

Não é preciso dizer que um carro sem freio pode causar um grande acidente, não é mesmo? Por este motivo, as manutenções devem acontecer regularmente, assim como trocar disco de freio. 

São as manutenções periódicas que possibilitam que o seu carro opere com o melhor desempenho. 

No entanto, é fundamental que você a realize com uma oficina de confiança, pois somente profissionais qualificados sabem identificar o momento correto de se trocar disco de freio.